
O Papa Francisco passou uma “noite tranquila” no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde sexta-feira (14) para tratar uma infecção do trato respiratório e um episódio de bronquite.
Segundo fontes do Vaticano à agência ANSA, o pontífice de 88 anos apresentou diminuição da febre e segue em recuperação. “Sua temperatura corporal alta diminuiu”, afirmaram as fontes.
O líder da Igreja Católica foi diagnosticado com bronquite na quinta-feira (13) e, inicialmente, manteve suas atividades na Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano.
No entanto, a dificuldade respiratória e o acúmulo de muco levaram à internação após o tratamento caseiro não surtir efeito. “Ele chegou ao Gemelli sem muito fôlego”, relatou a ANSA. Fontes do Vaticano expressaram otimismo com a nova terapia iniciada na sexta-feira.
O Papa, que perdeu parte do pulmão na juventude devido a uma infecção respiratória, enfrenta desafios adicionais no tratamento.
No último domingo (9), durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, ele precisou de um assistente para ler seu discurso devido às dificuldades respiratórias.
O líder da igreja católica tem lidado com problemas de saúde recorrentes, incluindo bronquite e mobilidade reduzida, usando um andador ou bengala. Em janeiro, ele sofreu uma queda em casa e machucou o braço direito, que precisou ser imobilizado.
Fonte: Com informações de diário do centro do mundo