Mundo

REINO UNIDO

Partido Trabalhista vence Partido Conservador no Reino Unido

Os Trabalhistas garantiram a maioria parlamentar, com 326 assentos e poderão indicar o próximo primeiro-ministro

g1

Sexta - 05/07/2024 às 10:06



Foto: GloboNews/Reprodução Keir Starmer e Victoria Alexander Starmer em Downing Street
Keir Starmer e Victoria Alexander Starmer em Downing Street

O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, conquistou uma vitória esmagadora no Reino Unido, quebrando um ciclo de 14 anos de poder do Partido Conservador. Com mais de 410 assentos, a legenda assegurou uma maioria no Parlamento, e Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, foi nomeado o novo primeiro-ministro do país.

Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais da ESPM, vê essa vitória como um possível indicador de mudanças na política mundial. Ele destaca que a Inglaterra historicamente sinaliza tendências, como ocorreu com os Beatles nos anos 1960. Além disso, no norte da Europa, países como Dinamarca e Suécia estão vendo um renascimento gradual da social-democracia.

Quanto à ascensão da extrema direita em países como Itália e França, Trevisan acredita que ainda não é um movimento consolidado. Ele menciona Giorgia Meloni, neta de Mussolini, mas ressalta que a Alemanha a manteve na Europa com suporte financeiro para evitar delírios eurocéticos.

"A Europa que pode estar sinalizando, mais uma vez, veio do outro lado do Canal da Mancha. Podemos ter, sim, essa esperança. É claro que nós vamos ter que olhar que o resultado de 5 de novembro nas eleições dos Estados Unidos. Vai ser o mais forte, mas tem um sinal forte em Keir Starmer e o que ele representa. Ele é o primeiro da família dele a cursar uma universidade, foi advogado de direitos humanos antes de ser promotor, ele conquistou o título de sir pelo serviço prestado exatamente de proteção a uma mentalidade de direitos humanos na promotoria britânica", continua Trevisan.

Especialista destacou principalmente sobre a relação do Reino Unido com a China. Para ele, mesmo se Trump vencer, os britânicos poderão ser um ponto de equilíbrio.

Como fica o parlamento britânico agora:

  • Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 412 assentos (+207)
  • Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 120 (-224)
  • Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (+56)
  • Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (-34)
  • Sinn Féin: manteve 7
  • Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 4 (+3)
  • Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (+1)
  • Partido Verde: sobe de 1 para 4 (+3)
  • A definir: 3
  • Outros: 16

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: