Um mercenário brasileiro de 19 anos, Tiago Nunes, natural de Rurópolis, no Pará, morreu na última quinta-feira (28) enquanto combatia pelo Exército ucraniano. Ele havia viajado para atuar no conflito há apenas 15 dias. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Rurópolis.
Nunes deixou o Brasil em 28 de outubro, mas não informou à família o verdadeiro destino, dizendo à mãe que estava indo para a França. A prefeitura lamentou a morte em nota oficial nas redes sociais, expressando solidariedade aos familiares e amigos.
Não há informações confirmadas sobre o retorno do corpo ao Brasil. Segundo uma lei de 2017, a transferência de restos mortais do exterior é uma decisão das famílias e não pode ser custeada com recursos públicos.
O caso de Tiago Nunes soma-se a outros relatos de brasileiros que morreram no conflito ucraniano. Em abril deste ano, o Itamaraty informou ter recebido relatos de quatro mortes de mercenários brasileiros no conflito, embora o número exato de cidadãos que atuam na guerra não seja conhecido. Entre os brasileiros que morreram estão Antônio Hashitani, André Luis Hack Bahi, Douglas Rodrigues Búrigo e Thalita do Valle, todos falecidos em um período de menos de três meses no conflito.
Fonte: Brasil 247