Mundo

GRÉCIA

Mais de 100 toneladas de peixes mortos aparecem em orla na Grécia

Especialistas alertam para possíveis desastres ecológicos

Da Redação

Sexta - 30/08/2024 às 10:07



Foto: Divulgação/NBC news Mais de cem toneladas de peixe mortos aparecem mortos em Volos, na Grécia
Mais de cem toneladas de peixe mortos aparecem mortos em Volos, na Grécia

Mais de cem toneladas de peixes mortos aparecem mortos no porto de Volos, na Grécia. Até o momento, autoridades removeram mais de 57 toneladas de peixes mortos nesta quarta-feira (28) e especialistas alertam para desastres ecológicos.  Conforme as autoridades gregas, foram recolhidos peixes mortos em porto turístico na cidade central de Volos, a 330 quilômetros ao norte de Atenas. Os peixes formaram um “cobertor” prateado sobre o porto, causando uma cena de desconforto. 

O mau cheiro alarmou os moradores e as autoridades, que buscaram fazer a retirada dos peixes o mais rápido que poderiam, antes que o odor chegasse aos hotéis e restaurantes.  É a segunda catástrofe ambiental que atinge o porto de Volos, depois que inundações devastadoras atingiram a região da Tessália no ano passado, segundo o jornal O Globo. A tempestade Daniel, a pior já registrada na Grécia, atingiu 142 km2 perto do Lago Karla, em Tessália, no ano passado, danificando casas, plantações, sistemas de irrigação e canais de controle de inundações.

Stelios Limnios, de 68 anos, membro do conselho e da Iniciativa Ambiental de Magnésia, disse que os peixes mortos cobriram quilômetros de água e expressou preocupações sobre a potencial propagação de poluição por agentes patogênicos que poderiam ameaçar os mamíferos marinhos no Golfo, incluindo golfinhos e tartarugas.

“O Golfo Pagasético não pode ser tratado como se fosse o lixão da Tessália”, comentou. As autoridades e promotores locais ordenaram uma investigação sobre o assunto. 

Fonte: CNN, X (ex-twitter)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: