Mundo

AGENDA

Lula se reúne com empresários chineses em Pequim

Primeiro dia de visita oficial será focado em negócios

Da Redação

Segunda - 12/05/2025 às 08:30



Foto: Ricardo Stuckert/PR Lula em Pequim
Lula em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma agenda cheia nesta segunda-feira (12) em Pequim, onde está em visita oficial. Durante o dia, ele terá vários encontros com empresários chineses.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula vai se reunir primeiro com Lei Zhang, da empresa Envision Energy, que fabrica turbinas eólicas. Depois, ele terá um encontro com Cheng Fubo, da Norinco, uma empresa que trabalha nas áreas de defesa, automóveis, máquinas, produtos químicos e eletrônicos. Esses encontros acontecem pela manhã (horário da China), que ainda é noite de domingo no Brasil.

À tarde, Lula continua a agenda com uma reunião com empresas do setor de saúde. Depois disso, acontecerá a assinatura de acordos entre os dois países. No final do dia, ele participa do encerramento do seminário Brasil-China, que reúne empresários brasileiros e chineses.

Cúpula Celac-China

Na terça-feira (13), a visita continua com a participação de Lula na cúpula da Celac com o governo chinês. A Celac é uma organização que reúne quase todos os países da América Latina.

Nesse mesmo dia, Lula terá encontros com autoridades da China, como Zhao Leji (presidente da Comissão Permanente do Congresso chinês), Li Qiang (primeiro-ministro da China) e, por fim, com o presidente Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. Devem ser assinados pelo menos 16 acordos entre os dois países.

Lula chegou à China no sábado (10) à noite, com a primeira-dama Janja da Silva e vários ministros. Antes disso, ele passou pela Rússia, onde se encontrou com Vladimir Putin e participou da cerimônia que lembra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

A volta ao Brasil está prevista para a quarta-feira (14).

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<