O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron nesta terça-feira (24), em Nova York, durante a 79ª Assembleia da ONU. Os líderes discutiram cooperação industrial e de defesa, a questão dos vistos na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, e celebraram os 200 anos de relações diplomáticas entre os países em 2025.
Além disso, Lula e Macron abordaram o conflito na Ucrânia, a situação na Venezuela e a cooperação com o Haiti. Lula também se reuniu com o Rei Abdullah II da Jordânia, onde o foco foi a crise humanitária no Oriente Médio.
Lula foi o primeiro a discursar na Assembleia Geral, enfatizando o combate aos crimes ambientais e o compromisso de zerar o desmatamento ilegal até 2030. Ele também criticou a erosão da confiança na democracia devido ao extremismo.
A agenda de Lula em Nova York continua nesta quarta-feira (25) com reuniões bilaterais e participação na abertura de uma reunião do G20. Ele deve dar uma coletiva de imprensa antes de retornar a Brasília.
Fonte: Agência Brasil