Mundo

HOMENAGEM

Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique

Homenagem reconhece apoio do Brasil para a educação no país africano

Da Redação

Segunda - 24/11/2025 às 16:11



Foto: Ricardo Stuckert/PR Homenagem reconhece apoio do Brasil para a educação no país africano
Homenagem reconhece apoio do Brasil para a educação no país africano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo, capital de Moçambique. A visita do presidente marca a comemoração dos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

A homenagem reconhece a trajetória política de Lula e o significativo impacto da cooperação brasileira no avanço da educação e da ciência em Moçambique, especialmente durante seus governos. O reitor da universidade, Jorge Ferrão, destacou o êxito da parceria, afirmando que mais de 30% dos quadros de alto escalão científico da academia moçambicana (mestres e doutores) se formaram em instituições de ensino superior brasileiras.

“O impacto intangível dos quadros moçambicanos formados no Brasil, maioritariamente em seus mandatos presidenciais, enraíza o futuro científico e tecnológico do nosso país," disse Ferrão.

O reitor também mencionou o Projeto Sonho, lançado por Lula em 2012, uma iniciativa de educação a distância que beneficiou mais de 200 professores do ensino primário e secundário em Moçambique.

Presidente Lula durante a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa em Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo 

A cooperação é vista como via de mão dupla. Em 2024, a Universidade Pedagógica de Maputo recebeu cerca de 600 jovens de comunidades indígenas brasileiras e firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão para participar na formulação e ensino da história e cultura afro-brasileiras no currículo do Brasil.

Ao receber o título, o presidente Lula reafirmou seu compromisso com a educação e o combate às desigualdades, citando políticas desenvolvidas no Brasil. Ele destacou que os recursos investidos em educação não são gastos, mas sim "o melhor investimento que um governo pode fazer."

Lula enfatizou a importância da formação para a dignidade. “Não é possível a gente não compreender que um jovem formado é muito mais respeitado, ele vai arrumar um emprego melhor, ganhar melhor, vai poder viver melhor e construir uma família melhor.”

O presidente concluiu que a cooperação internacional só é justa quando é baseada na solidariedade e no respeito à dignidade e à soberania de cada país, reforçando o papel do continente africano, que ajudou a "forjar a alma" do Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: