Mundo

INCÊNDIO

Guarda Nacional é acionada após aumento de saques em Los Angeles

“Para aqueles que buscam tirar vantagem das comunidades, deixe-me ser claro: saques não serão tolerados", disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom

Da Redação

Sexta - 10/01/2025 às 09:25



Foto: REUTERS/Ringo Chiu Bombeiros combatem incêndio durante vendaval no Oeste de Los Angeles
Bombeiros combatem incêndio durante vendaval no Oeste de Los Angeles

O governador Gavin Newsom autorizou o uso da Guarda Nacional da Califórnia para auxiliar na aplicação da lei, após o Condado de Los Angeles solicitar apoio em meio ao aumento de crimes, como saques e golpes direcionados a vítimas vulneráveis, em razão dos incêndios que atingem a região. “Para aqueles que buscam tirar vantagem das comunidades, deixe-me ser claro: saques não serão tolerados”, afirmou Newsom, segundo a CNN.

A mobilização de centenas de membros da Guarda Nacional, que serão posicionados em pontos de controle de tráfego, visa reforçar a segurança e prevenir crimes, especialmente saques em áreas afetadas pelos incêndios. Com essa ação, o número total de efetivos, incluindo bombeiros, será ampliado para 8.000, que também estão ajudando no combate aos incêndios no estado.

O xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, anunciou que autoridades locais estão preparando a implementação de um toque de recolher em algumas áreas afetadas, como resposta à evacuação obrigatória em diversas regiões.

Enquanto isso, os incêndios de Eaton e Palisades continuam sendo investigados. O Cal Fire, Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, forneceu informações detalhadas sobre os horários de início de ambos os incêndios, com imagens de satélite e dados de inteligência térmica identificando os primeiros focos em cada local.

No caso do incêndio de Eaton, há indícios de que as linhas de transmissão de energia possam estar envolvidas, embora a Southern California Edison tenha afirmado que as linhas de alta tensão foram desenergizadas antes do início do fogo.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: