Mundo

FENÔMENO

Eclipse lunar total criará 'Lua de Sangue' em 15 de maio

O fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta

Da Redação

Quarta - 04/05/2022 às 12:26



Foto: Reprodução Sendo um eclipse total, a sombra da Terra cobrirá a Lua por completo deixando-a com um aspecto avermelhado deslumbrante
Sendo um eclipse total, a sombra da Terra cobrirá a Lua por completo deixando-a com um aspecto avermelhado deslumbrante

Pouco depois de um eclipse solar parcial, em 30 de abril, um eclipse lunar tomará conta dos céus no fim da noite de 15 de maio e início da madrugada do dia 16. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta.

Dependendo do fuso horário, a lua vermelha será visível em grande parte das Américas e da Antártica, além da região ocidental da Europa e África e o lado oriental do Pacífico. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil.

Segundo o site Space, o eclipse também poderá ser observado na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, mas de forma “penumbral”, quando apenas a borda da sombra da Terra atinge a Lua.

O eclipse lunar costuma ocorrer sempre à lua cheia, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, sendo amplamente iluminada pela estrela. Com a órbita inclinada cerca de 5 graus diante à orbita do nosso planeta, a sombra da Terra não costuma atingir a Lua. No eclipse, porém, isso não acontece.

Embora tenha evoluído à base de fogo e bombardeios, a Lua atualmente tem temperatura média de -53,1°C, chegando a -173,1°C e com máxima de 116,9°C.

A rotação da Lua, ou seja, o giro que ela dá em torno do próprio eixo, dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. É o mesmo tempo que ela leva para concluir uma volta em torno da Terra.

Fonte: TNH1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: