Mundo

DIPLOMACIA

Crise diplomática entre Brasil e Nicarágua escala com nomeação de embaixadora expulsa

Daniel Ortega nomeou Fulvia Castro, embaixadora expulsa do Brasil pelo Itamaraty, como ministra da Economia Familiar

Da Redação

Sexta - 09/08/2024 às 10:16



Foto: Divulgação Fulvia Patricia Castro Matus foi expulsa do Itamaraty
Fulvia Patricia Castro Matus foi expulsa do Itamaraty

A crise diplomática entre Brasil e Nicarágua escalou nesta sexta-feira (9) após o presidente nicaraguense Daniel Ortega nomear Fulvia Castro, anteriormente expulsa pelo Itamaraty, como nova ministra da Economia Familiar. A decisão é vista por setores do governo brasileiro como uma provocação direta à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações de Jamil Chade, do UOL.

A tensão começou na quinta-feira (8), quando o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou a expulsão de Fulvia Castro em resposta à exigência de Ortega para que o embaixador brasileiro em Manágua, Breno de Souza da Costa, deixasse o país. A medida de Ortega foi interpretada como uma reação a possíveis esforços brasileiros para mediar uma solução política para a crise na Nicarágua.

Murillo, vice-presidente da Nicarágua e esposa de Ortega, anunciou que Fulvia Castro será oficialmente nomeada ministra da Economia Familiar assim que chegar ao país. Murillo evitou usar o termo "expulsão" e não fez referências diretas à crise, preferindo enfatizar que a Nicarágua continua promovendo "rotas de garantias da paz e de justiça". Ela também ressaltou a soberania nicaraguense, descrevendo o país como "soberano e livre", além de "harmonioso e colorido".

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: