Brasileiros que ainda estão no Líbano e desejam retornar ao país em meio à escalada dos conflitos entre Israel e o grupo extremista Hezbollah começaram a receber, nesta terça-feira (8), convocações para embarcar no terceiro voo de repatriação. As notificações foram enviadas pela manhã, no horário de Brasília, que corresponde à tarde no Líbano, com previsão de embarque para esta quarta-feira (9) na capital, Beirute.
Os primeiros dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB) já trouxeram de volta 455 brasileiros e seus familiares próximos. O primeiro voo transportou 228 pessoas, enquanto o segundo trouxe 227, incluindo várias crianças e até alguns animais de estimação.
Entretanto, o governo brasileiro mantém vigilância sobre a segurança nas proximidades do Aeroporto Internacional de Beirute, uma vez que a região tem sido alvo frequente de bombardeios por parte das forças israelenses. O primeiro voo de repatriação, por exemplo, precisou ser adiado em 24 horas, passando de sexta-feira (4) para sábado (5), devido ao aumento da insegurança nas estradas que levam à capital libanesa.
Atualmente, o Brasil opera com uma única aeronave – um KC-30, a maior disponível para operações desse tipo. Após cada voo, o avião realiza reabastecimento, inspeções de segurança e troca de tripulação, permitindo que esteja pronto para decolar novamente em poucas horas.
A situação permanece delicada, e o governo brasileiro continua a acompanhar os desenvolvimentos no Líbano para garantir a segurança de seus cidadãos durante o processo de repatriação.
Fonte: g1