DIPLOMACIA EM CRISE
Teresinha Ferreira
05 de agosto de 2026 às 00:14 ▪ Atualizado há 1 hora
O Brasil repudiou a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto da embaixadora, Maria Luiza Ribeiro Viotti, nesta terça-feira (4). A justificativa americana seria a demora na resposta do Brasil ao agrément para o indicado de Trump à embaixada em Brasília.
Em resposta, o governo brasileiro categorizou as alegações dos EUA como falsas. Em nota, afirmou: “As duas justificativas apresentadas são falsas”.
O governo do Brasil destacou que os EUA violaram a Convenção de Viena ao divulgar o nome do indicado antes da anuência brasileira. Segundo o governo, o agrément ainda está em análise e não há prazo estipulado pela convenção para a aprovação.
A nota também mencionou um episódio anterior em que foi negado visto a funcionários dos EUA, o que seria visto como tentativa de interferência no sistema eleitoral brasileiro.
O Palácio do Planalto argumentou que a decisão dos EUA é parte de uma “escalada deliberada de medidas hostis”, motivadas por razões ideológicas, e destacou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resolver tais diferenças.
O governo também lembra que sanções da Lei Magnitsky ainda afetam autoridades brasileiras, dificultando as relações bilaterais.
Fonte: Agência Brasil
DIPLOMACIA
CRISE EM CEUTA
ONU E INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Relações internacionais
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
APREENSÃO DE OURO