Mundo

NAUFRÁGIO

Bilionário britânico Mike Lynch está entre os desaparecidos em naufrágio de iate de luxo

O magnata da tecnologia e sua esposa estavam a bordo do iate que naufragou na Itália

Da Redação

Segunda - 19/08/2024 às 11:50



Foto: Reuters/Henry Nicholls/Foto do arquivo O empresário britânico Mike Lynch em 25 de março de 2019
O empresário britânico Mike Lynch em 25 de março de 2019

Mike Lynch, bilionário britânico de 59 anos e renomado magnata da tecnologia, está entre os desaparecidos após o naufrágio de um iate de luxo na madrugada desta segunda-feira (19), próximo a Palermo, na ilha italiana da Sicília, conforme relatado pela agência France Presse.

A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, de acordo com fontes. Entre as 12 pessoas a bordo do iate, incluindo passageiros e tripulantes, vários ainda permanecem desaparecidos, segundo a imprensa italiana. Moradores da região relataram nas redes sociais que a tempestade foi excepcionalmente severa para a área. Um oficial da Guarda Costeira em Palermo afirmou que "o vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude."

Mike Lynch

Mike Lynch é conhecido como o "Bill Gates britânico" e é um dos primeiros magnatas da tecnologia do Reino Unido, de acordo com o portal Sky News. Nascido em Ilford, leste de Londres, Lynch cresceu em Chelmsford, Essex, e estudou ciências naturais na Universidade de Cambridge, seguido de um doutorado em processamento de sinais e comunicações.

Lynch cofundou a empresa de software Autonomy, que foi vendida para a Hewlett-Packard (HP) em 2011 por US$ 11 bilhões, numa transação envolta em acusações de fraude contábil. A HP adquiriu a Autonomy para ampliar sua presença no setor de software em expansão, mas o negócio foi controverso.

Em junho deste ano, Lynch foi absolvido de todas as 15 acusações de fraude relacionadas à sua empresa. O julgamento, que começou em março em San Francisco, terminou com sua absolvição, segundo o jornal The Guardian.

Lynch havia expressado preocupações sobre sua saúde, mencionando uma doença pulmonar que tornaria sua sobrevivência difícil em caso de prisão. Ele também culpou a HP pela falha na integração das empresas. Após as controvérsias, Lynch fundou a Invoke Capital, uma empresa de capital de risco que investe em startups europeias, continuando seu envolvimento com a inovação tecnológica em meio a desafios e polêmicas.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: