Mundo

TORNADO RARO

Tornado atingir iate na Itália e deixa uma pessoa morta e sete desaparecida

Barco estava com bandeira do Reino Unido e transportava 22 pessoas, 15 foram resgatadas

Da Redação

Segunda - 19/08/2024 às 08:04



Foto: Duivulgação/Perini Tornado raro atinge embarcação de luxo e deixa pelo menos 1 morto e sete pessoas desaparecidas
Tornado raro atinge embarcação de luxo e deixa pelo menos 1 morto e sete pessoas desaparecidas

Uma pessoa morreu e outros sete ficaram desaparecidos após um tornado extremamente raro atingir um barco na costa da Sicília, na Itália, informou a Guarda Costeira italiana na manhã desta segunda-feira (19). O barco de luxo transportava 22 pessoas a bordo, 15 foram resgatados, incluindo uma criança. O barco que naufragou portava uma bandeira do Reino Unido.

A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicília, quando foi atingida por uma rara tempestade. Até as últimas atualizações, somente um corpo havia sido resgatado, e as equipes de busca ainda procuram pelas outras vítimas desaparecidas. A guarda costeira informou que, devido ao horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando a tempestade os atingiu. Na embarcação, havia turistas do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

A ocorrência de tornados é rara no mar Mediterrâneo, mas nas últimas semanas, tempestades intensas e chuvas pesadas afetaram diversas regiões da Itália, resultando em inundações e deslizamentos de terra. Além disso, a Sicília registrou um recorde de calor neste fim de semana, o mais intenso desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.

"O vento estava extremamente forte. O mau tempo era previsto, mas não com essa intensidade", afirmou um oficial da Guarda Costeira em Palermo.

Barco e helicóptero participam de buscas por passageiros de iate que naufragou ao ser atingido por um tornado na costa da Sicilia — Foto: Igor Petyx/ Reuters

De acordo com as equipes de resgate, o barco, chamado Bayesian, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores em Termini Imerese, cidade próxima a Palermo, iniciaram uma investigação para determinar as causas do naufrágio. 

A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini. Mesmo em condições climáticas adversas, grandes embarcações são geralmente consideradas difíceis de naufragar.

O veleiro de luxo havia saído do porto siciliano de Milazzo em 14 de agosto e foi rastreado pela última vez a leste de Palermo na noite de domingo (19), com status de navegação "ancorado", conforme o aplicativo de rastreamento de embarcações Vesselfinder.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido informou que as autoridades britânicas estão em contato com as autoridades locais sobre o incidente e estão prontas para oferecer suporte consular aos britânicos afetados.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: