O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará Manaus no dia 17 de novembro para conhecer a Floresta Amazônica e se reunir com líderes locais, indígenas e outros envolvidos na preservação e proteção do ecossistema. A informação foi confirmada pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na noite de quinta-feira (7).
Esta será a primeira visita oficial de um presidente dos EUA à região da Amazônia, segundo o governo norte-americano.
Mais cedo, Biden fez uma ligação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para confirmar sua viagem, que também incluirá sua participação na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Agenda no Rio de Janeiro
Em relação ao G20, a Casa Branca informou que Biden se encontrará com Lula à margem do evento para reforçar a liderança dos EUA em temas como direitos dos trabalhadores e crescimento econômico sustentável. Durante a cúpula, Biden apresentará a proposta dos EUA para os países em desenvolvimento e liderará discussões no G20 sobre como enfrentar desafios globais compartilhados, como fome, pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e a dívida dos países em desenvolvimento.
Visita ao Peru
Antes de chegar ao Brasil, Biden cumprirá uma agenda em Lima, no Peru, de 14 a 16 de novembro, onde se reunirá com a presidente Dina Boluarte e participará da Cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC).
Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
Durante a conversa com Lula, Biden confirmou que os Estados Unidos aderiram à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do Brasil na presidência rotativa do G20. Lançada em julho, a aliança visa canalizar recursos para programas que combatam a fome e a pobreza no mundo.
Fonte: Agência Brasil