Uma explosão no espaço com formato de ampulheta foi registrada na semana passada pelo telescópio da Nasa, James Webb . O fenômeno está há 460 anos-luz de distância da Terra, e marca o "nascimento" de uma estrela na constelação de Touro.
De acordo com a Nasa, o objeto brilhante na imagem é uma protoestrela, ou seja, uma coleção de gás e poeira interestelar, cuja atração gravitacional está fazendo com que ela entre em colapso e forme uma estrela.
"Esta protoestrela está crescendo no pescoço da ampulheta, acumulando material de um fino disco protoplanetário, visto de lado aqui como uma linha escura", comunicou a agência.
A protoestrela é formada pelas cores azul, vermelho e branco. A luz azul mais difusa e as estruturas semelhantes a filamentos na imagem vêm de compostos orgânicos conhecidos como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), enquanto o vermelho no centro desta imagem é uma camada espessa e energizada de gás e poeira que envolve a protoestrela. A região intermediária, que aparece em branco, é uma mistura de PAHs, gás ionizado e outras moléculas.