Os animais de estimação são muito importantes na nossa vida em sociedade. Tanto é assim que se tornou comum sonhar com eles (neste artigo você pode entender o que isso significa). Portanto, não é uma surpresa constatar que o mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil, sendo responsável pela movimentação de bilhões de reais todos os anos, além de dar emprego a muitas pessoas.
Portanto, esse é um mercado muito interessante para quem quer empreender e não sabe qual área abordar. O setor de pets traz aquilo que é vittal em todos os segmentos que são ótimos para quem quer empreender: tem alta demanda, tem uma demanda estável e a oportunidade de diversos tipos de produtos diferentes, todos com posibilidade de alto valor agregado e boa margem de lucro.
E aí, quer entender por que o mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Por que o mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil: 5 motivos
1. Alta demanda
Um dos principais motivos para o crescimento constante do mercado pet no Brasil é a sua alta demanda. O setor se destaca por ter milhões de animais de estimação no país, sendo a maioria cachorros, aves e gatos (nessa ordem).
Cada um desses animais precisa de comida constantemente, além de cuidados de higiene e de lazer. Isso sem falar, claro, nos cuidados com a saúde, que são mais pontuais, mas muito necessários também.
Isso significa, portanto, que há uma gigantesca demanda por todo o tipo de produtos ou serviços dentro da área Pet. Isso inclui comida, brinquedos, itens de higiene, roupas, acessórios, mas também medicina, serviços de limpeza, adestramento e muito mais.
2. Demanda crescente
Além da demanda ser naturalmente grande, ela é também crescente. O que isso significa? Que a demanda em 2022 será maior que a de 2021 (que foi maior que a de 2020 e por aí vai). A lógica é que cada ano mais pessoas tenham animais de estimação e precisem de mais serviços ou produtos.
Um exemplo clássico disso foi a pandemia do novo coronavírus. Com as pessoas mais tempo em casa, os cuidados com os animais de estimação aumentaram. Portanto, a demanda do mercado subiu bastante.
É claro que a pandemia deve acabar no futuro próximo, com a vacinação em massa no país, mas isso não deverá derrubar a demanda do segmento, que continuará crescndo nos próximos anos.
3. Variação de produtos e seviços
Um dos fatores que faz o mercado de pets sempre crescer é a constante variação de produtos e serviços do setor. Estamos falando de cada vez mais opções e inovações dentro da área.
Por exemplo, existem sempre novas técnicas de adestramento no mercado, assim como novos produtos para limpeza e novos brinquedos disponíveis para os animais se divertirem.
Ao mesmo tempo, novas rações e produtos de higiene também são constantemente lançados. Isso ajuda a tornar o mercado mais agitado e com maior índice de crescimento.
4. Possibilidade de inovação
O mercado de pets no Brasil é constantemente movido pela inovação. Basta ver, por exemplo, como praticamente não existiam pet shops em meados dos anos 90. Assim que eles começaram a se popularizar, novas ideias e produtos foram inseridos.
Hoje em dia, já é possível comprar produtos para pets via delivery e receber em casa no mesmo dia. Também já é possível assinar pacotes que entregam todos os meses os produtos que o seu animal precisa.
Esses são apenas alguns exemplos de inovação recente no setor. O segmento tem muitas outras oportunidades para o futuro, especialmente tendo em vista as muitas linhas de produtos disponíveis atualmente.
5. Alto valor agregado
Por fim, um fator que contribui para o crescimento do segmento é o alto valor agregado que os produtos do mercado pet têm. Na prática, isso significa que há sempre como valorizar mais os produtos vendidos, aumentando o faturamento e crescendo o segmento.
Isso acontece porque os consumidores não se incomodam de pagar um pouco mais por um produto de maior qualidade ou serviço que trará mais benefícios para o pet. Na verdade, quanto mais benefícios para o animal de estimação, mais com vontade de investir as pessoas ficam.
Por isso, as oportunidades de crescimento são muitas, mas desde que realmente existam novos benefícios e vantagens para os animais em cada produto ou serviço vendido.
Agora que você já entendeu por que o mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e mesmo com as condições atuais do nosso mercado (baixo poder de compra, pouca renda e mais), é hora de decidir se investir nesse setor é vantajoso para você ou não. Ao fazer essa decisão, você poderá entrar ou não na área e aproveitar dos seus benefícios.
Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!