Marketing News

Conquiste o sucesso da sua empresa através do marketing digital

marketing digital

Wagner Santos

Quarta - 25/08/2021 às 05:43



Foto: Imagem: Freepik marketing digital
marketing digital

Os negócios são importantes para a criação de oportunidades de trabalho para todos e o consequente crescimento econômico do país. O empreendedorismo é uma ferramenta que pode transformar a vida das pessoas. Para isso, entender a importância do marketing digital no empreendedorismo pode ser um diferencial que resulta em muito sucesso na área de atuação escolhida.

O desejo de se tornar dono do próprio negócio pode se tornar uma realidade, empreendendo, criando mercadorias diferenciadas dos concorrentes ou soluções inteligentes para os produtos já existentes.

Com a expansão dos empreendimentos e diversidade, chamar a atenção do público pode se tornar uma tarefa complexa, mas crucial para o desenvolvimento do negócio.

Dito isso, o segredo do sucesso pode estar diretamente relacionado a um planejamento adequado de comunicação e uso de estratégias eficientes, considerando os objetivos e identidade da marca, bem como o interesse do público almejado. 

Para isso, buscar ajuda de profissionais com experiência no universo dos negócios e campanhas de marca e marketing pode render ótimos ganhos, aumentando o seu repertório a respeito de conceitos importantes - bem como relevância para a audiência.

Com as redes sociais em constante crescimento, os empreendedores passaram a entender a necessidade de também compor essas mídias e  já sabem que ter um marketing potente é a chave para o sucesso, com lucros, popularidade e até novas oportunidades de parcerias.

A relevância do marketing nos negócios

O marketing atua diretamente na estratégia e inteligência das empresas. Mais do que uma ferramenta de propaganda para produtos e serviços que são oferecidos, o marketing ajuda a gerar valor para a marca e potencializar as vendas.

Um conceito que permeia o mundo dos negócios é o de marketing digital, que envolve uma série de atividades que são feitas para o meio online e que ajudam a aumentar a rede de relacionamentos, desenvolvimento da identidade visual, além de destacar o negócio perante o segmento de atuação.

O marketing na internet está crescendo e não apenas para as pessoas que têm acesso por computadores. Os dispositivos móveis conquistaram um espaço significativo na rotina dos indivíduos, seja para uso pessoal ou trabalho, otimizando ainda mais as oportunidades.

Considerando este fator, o marketing digital é uma maneira de reforçar a presença no universo dos negócios e no online, criando estratégias e usando ferramentas que permitem estar alinhado ao perfil do cliente e nos ambientes que permitem uma relação mais próxima.

Assim, é necessário criar perfis para a divulgação de produtos e serviços nessas mídias e, logo, o marketing digital se mostra uma ferramenta primordial para se destacar perante os concorrentes e ter resultados promissores.

Como aproveitar o marketing digital nos empreendimentos

Entender as ferramentas e estratégias é o caminho para a criação de materiais de qualidade, permitindo valorização dos usuários e que o marketing promova bons resultados. 

Algumas das ações mais utilizadas por conta da sua agilidade são: marketing de conteúdo, mídia paga, inbound marketing (marketing de atração), criação de um site institucional, e-mail marketing e perfil para postar imagens nas redes sociais.

Com estes recursos, os empreendedores podem chamar a atenção do público-alvo que deseja atingir, aumentar a credibilidade e presença no online, permitindo ter um planejamento conforme as necessidades do negócio e fidelizando os clientes.

Um benefício interessante das ferramentas de marketing digital é a automatização das tarefas, algo que otimiza tempo de execução de processos manuais e agiliza diversos procedimentos nos empreendimentos.

Assim, as principais vantagens em investir neste tipo de marketing são:

  • Aumenta o engajamento com o público;

  • Permite mensurar os resultados;

  • Possibilita a personalização de ofertas;

  • Permite a segmentado conforme os interesses do negócio;

  • Traz versatilidade;

  • Possibilita campanhas com orçamentos mais reduzidos;

  • Traz competitividade com empresas de grande porte;

  • Permite que mais pessoas encontrem o empreendimento;

  • Traz ganhos de forma orgânica;

  • Solidifica a autoridade da empresa.

Com pontos positivos e que aumentam as possibilidades de crescimento, os empreendedores podem buscar ajuda de profissionais da área de marketing, pois o conhecimento e experiência são diferenciais para efetividade e satisfação com as campanhas.

Marketing digital nas redes sociais

O uso das redes para aumentar o alcance das estratégias de marketing é algo muito útil para as empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Este recurso vai muito além de um simples post no feed, já que há várias ações envolvidas como o planejamento do conteúdo, investimentos em anúncios, produção do material, monitoramento, entre outras atividades.

O Facebook, por exemplo, é uma rede social muito utilizada. Mesmo com boatos de que está sendo deixada de lado, a geração X (nascidos entre 1960 e 1980) e os Millenials (nascidos entre 1980 e 1995) ainda utilizam a rede, que permite a aproximação por meio de comunidades que enriquecem os contatos, campanhas e até melhorias.

Um ponto importante sobre a adesão das redes está diretamente relacionado ao momento, ou seja, há tempos que uma rede está mais em evidência do que a outra e é preciso compreender esse comportamento. 

Contudo, independentemente da escolha, é possível ter excelentes resultados em todas,  desde que a forma de comunicação seja compreendida, bem como identificar se é o ambiente que o seu público está.

Uma maneira dos empreendedores obterem destaque para o seu negócio nesses ambientes é investindo no Facebook e Instagram Ads, um sistema de mídia paga que oferece diversidade de formatos de anúncio. Contudo, para isso, é preciso compreender como funciona o Facebook Ads.

Na prática, este sistema permite desenvolver estratégias e campanhas nessa mídia, ajudando a divulgar a marca no Facebook e Instagram, visto que são redes com certa vinculação.

Com isso, o Facebook Ads é uma das ferramentas mais usadas para potencializar o marketing digital do empreendimento, graças às inúmeras possibilidades de anúncios que os profissionais podem elaborar, permitindo definições para as campanhas, como as características e comportamentos do público a ser atingido.

Além disso, tais ferramentas possibilitam que a criatividade seja explorada, fazendo com que a marca se destaque perante a concorrência, visto que há mais informações dos clientes.

Os benefícios em criar anúncios nesta plataforma consistem na melhora de aspectos como a interação com o público, mesmo com um orçamento limitado.

Isso porque é possível ter um bom retorno de capital (por meio de métodos menos custosos e do custo por clique), precisão na segmentação de clientes e a diversidade de mídias e formatos, possibilitando acompanhar os resultados e melhorar tais ações.

Assim como o Facebook, o Instagram tem a sua plataforma que permite a veiculação de anúncios pagos em stories e no feed. 

O Instagram Ads possibilita a criação de anúncios em formatos de carrossel, foto, coleção e vídeo, atraindo o usuário de diferentes maneiras e despertando respostas dos sentidos.

Este recurso é um excelente investimento para os empreendedores que desejam explorar o marketing de conteúdo para aumentar o alcance e resultados do negócio, criando experiências e marcas mentais.

Os anúncios pagos são considerados estratégias para conseguir ganhos de modo rápido. Sendo assim, apostar na criatividade é um jeito de chamar a atenção do público e ter maior alcance, conciliando com as orgânicas para respostas a curto e longo prazo.

Usar esta ferramenta pode ser uma ótima opção para aumentar os acessos do site da empresa e as vendas nas diferentes mídias, bem como outros objetivos que o empreendedor tenha definido para seu negócio.

Um ponto importante para as pessoas que desejam utilizar esta ferramenta é a necessidade de ter uma conta no Facebook para conseguir criar os anúncios no gerenciador que a rede social possui.

Uso de palavras-chave e mecanismos de busca

Outra possibilidade para destacar o seu trabalho é o Google Ads, uma ferramenta de links. Os empreendedores podem ter dúvidas sobre como explorar este recurso na sua empresa e como anunciar no Google Ads.

Mas é crucial compreendê-lo, visto que este pode ser um grande aliado para o marketing digital.

De modo simples, o empreendedor interessado em anunciar ou a empresa responsável pelas campanhas deve criar uma conta na Google Ads, escolher o método de pagamento (boleto e cartão de crédito) e definir o tipo de anúncio ou campanha que irá desenvolver.

Com isso, a escolha de termos que representam os assuntos abordados e produtos comercializados, é possível destacar o conteúdo nos mecanismos de busca, facilitando a identificação dos usuários que buscam por esses temas/serviços.

Além disso, o Google Ads traz diversas opções que contribuem para um marketing digital mais efetivo e otimizado, graças ao seu funcionamento intuitivo e simples.

Ampliação do marketing digital nos negócios

Os empreendedores podem explorar o marketing digital para alcançar possibilidades nunca exploradas no marketing convencional.

Isso porque, com recursos digitais, há retornos financeiros de forma mais rápida, funcionando de modo simples e com um bom plano de ação, tem excelentes resultados, com números mais expressivos, além de possibilitar a mensuração das campanhas, permitindo mudanças pontuais para melhorar os resultados. 

Deste modo, ter profissionais especializados para o acompanhamento e revisão das estratégias são formas de manter os resultados positivos e mais adequados em pontos que necessitam de uma revisão, melhorando os resultados.

Além disso, é possível explorar diversos canais para atingir o público-alvo e até atrair novos públicos. Para isso, as mídias mais usadas são:


  • Blogs;

  • Redes Sociais;

  • E-mail;

  • Buscadores de SEO;

  • Sites institucionais;

  • Busca orgânica;

  • Mídia paga;

  • Tráfego direto;

  • Referenciação.


Estes e outros canais podem ser utilizados para chamar a atenção de clientes e até futuros investidores para parcerias, algo benéfico para todos. Inclusive, tais ações criam mais relevância para a marca, bem como sensação de expertise perante os clientes e mercado.

Assim, há destaque perante os concorrentes, além de aumentar a confiança e credibilidade. 

O investimento no canal dependerá muito do orçamento disponível. Desta forma, procurar uma agência de marketing digital experiente neste segmento é uma maneira de conseguir tornar suas ideias e objetivos mais adequados e efetivos, bem como direcionar melhor o investimento financeiro.

Portanto, o crescimento e sucesso dos negócios está diretamente relacionado a um bom planejamento e criação de conteúdos que possam interessar a audiências, resultando em um marketing de qualidade, eficiente e que torna a marca melhor posicionada no mercado, e memorável para o público.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: