PANDEMIA

Wellington Dias discute plano de vacinação contra a Covid-19 com o governador do DF

Os governadores também discutiram a liberação de recursos anunciados para o combate à pandemia


Wellington Dias e Ibaneis Rocha

Wellington Dias e Ibaneis Rocha Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias esteve reunido com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nessa terça-feira (11/08), para discutir a construção de um plano de ação para o processo de vacinação contra o novo coronavírus, assim que uma vacina estiver disponível para aplicação no Brasil.

Wellington Dias destacou que as 27 unidades da federação brasileira, juntamente com os municípios e Governo Federal, precisam estabelecer um planejamento que contemple toda a cadeia dessa etapa, "desde aquisição desta vacina, o processo de validação que passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a aplicação, tendo como base experiências positivas que temos experienciado nos últimos anos, como no caso da Influenza”, explicou Dias.

No encontro, os chefes dos executivos dos dois estados também discutiram a liberação de recursos anunciados para o combate à pandemia de Covid-19 e que são basilares para o financiamento das políticas de saúde pública até o final de 2020. 

“É bom lembrar: a pandemia não acabou e a necessidade da manutenção de leitos de UTI continua. O governador Ibaneis me mostrava que, em Brasília, 79% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados. No Piauí, são 55%. Ou seja, mantém-se um custo e há a necessidade de se ter aquela parte que foi vetada de R$ 8,6 bilhões”, conclui.

Os governadores ainda trataram sobre a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/2019, nominado de Plano Mansueto, após modificações no entendimento dentro do Congresso Nacional e da União. O PLP tem por objetivo legislar sobre o refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União. Os entes federativos buscam a desburocratização do setor de operações de crédito, em um momento em que o Brasil necessita aplicar investimentos para a retomada da economia.

 

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: