
O Troféu Piauí TEAMA 2019 - Autismo Legal Piauí será entregue durante a cerimônia de abertura do Seminário Teresina TEAMA 2019, que acontecerá na próxima sexta-feira (22-11), a partir das 19h30, no Rio Poty Blue Tree Hotel. Trata-se de uma homenagem, a ser concedida, anualmente, às personalidades que mais se destacaram por contribuir na afirmação da cidadania e no desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Serão agraciadas as seguintes personalidades: a deputada federal Rejane Dias e o vereador Dudu, na Categoria Políticas Públicas; o advogado e representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Piauí (OAB/PI), Joaquim Santana, na Categoria Direitos; a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), na Categoria Sociedade Civil Organizada; o Colégio Santa Marcelina, na Categoria Educação; e o Grupo de Comunicação Meio Norte (GCMN), na pessoa da executiva Lívia Guimarães, na Categoria Comunicação Social.
Também serão homenageados, com a entrega do Troféu Piauí TEAMA 2019 - Autismo Legal Piauí, o Teresina Shopping, na Categoria Iniciativa Privada; e o psiquiatra Adilson Fortes e o secretário da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, na Categoria Saúde. E finalmente o pai de filho autista, Samuel Araújo, na Categoria Família. O prêmio é a forma encontrada pelo Movimento Autismo Legal Piauí para manifestar o reconhecimento público quanto à relevância do trabalho de profissionais, das mais variadas áreas.
Imagem da Pedra Furada
Autoridades das diversas esferas do poder público, que realizaram trabalhos importantes em benefício das pessoas com o espectro, estão incluídas entre os agraciados com o prêmio. O troféu traz a imagem da formação rochosa conhecida como Pedra Furada, um dos principais símbolos e pontos turísticos do estado, localizada no Parque Nacional Serra da Capivara, no Município de Coronel José Dias. Criação da designer Josélia Neves, o troféu é uma associação da imagem da Pedra Furada à luta em favor dos direitos dos autistas.
A ideia implícita no significado da peça remete ao quebra-cabeça, com uma peça faltando, símbolo universal do autismo. São levados em consideração, para conceder o Troféu Piauí TEAMA - Autismo Legal Piauí, iniciativas que promovam, de fato, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TEA, individual e coletivamente. Seja por meio do próprio exercício profissional, seja sensibilizando pessoas e segmentos sociais, essas iniciativas serão reconhecidas através do prêmio a ser concedido a pessoas físicas e jurídicas.
Nos campos terapêutico, médico, pedagógico, da promoção dos direitos dos autistas e respectivos familiares, essas ações foram – e continuarão sendo, nos próximos anos –, analisadas por uma comissão escolhida pelo organizadores das próximas edições edições anuais do Seminário Teresina TEAMA. Com a instituição do Troféu Piauí TEAMA - Autismo Legal Piauí, a ser entregue durante a edição anual do evento, se espera que a causa das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo seja valorizada cada vez mais.
A inclusão social dos autistas
É uma aposta na sociedade, onde um progressivo número de famílias, profissionais e autoridades enfrentam o desafio cotidiano de apoiar os autistas, em suas necessidades diferenciadas. “Crianças, jovens e adultos com TEA precisam de toda a solidariedade possível”, diz a coordenadora do Seminário Teresina TEAMA, Astrid Lages. “Essas pessoas precisam de inclusão social, de oportunidades amplas para que possam superar suas dificuldades”, continua Astrid Lages.
“Políticas públicas devem ser instituídas de maneira a permitir o acesso a tratamentos e terapias oferecidos pelo sistema público de saúde”, completa. “Os autistas necessitam romper a barreira do preconceito, de modo a exercerem seu direito ao pleno acesso à educação formal, com o eventual e necessário acompanhamento especializado e individualizado, nas escolas públicas e privadas.” Segundo a ativista, “aqueles que possibilitam tal inserção social merecem ser reconhecidos com o Troféu Piauí TEAMA”.
Fonte: Ascom