
A chegada do Dia das Crianças vira um palco de solidariedade e afeto, especialmente em comunidades onde o acesso ao lazer e a pequenos mimos é limitado. É o caso da localidade Cocos, no município de União, onde a iniciativa de uma família transforma a vida de cerca de 50 crianças a cada ano.
A iniciativa partiu da auxiliar administrativa Lorena Sampaio, que mantém uma relação profunda com o lugar. “Meus avós moram lá a vida inteira. Meus tios e minha mãe foram criados lá. Eu e minhas irmãs passamos boa parte da nossa infância e adolescência na comunidade e vamos com frequência visitar meus avós”, conta.
Tudo começou de forma despretensiosa, com a vontade de fazer algo pelas crianças da comunidade. No ano passado, poucos dias antes do Dia das Crianças, a mãe de Lorena comentou sobre montar kits de guloseimas, com chocolates, balas e petiscos, para distribuir aos pequenos. Mas o dinheiro era pouco.
“Faltavam uns cinco dias para o Dia das Crianças e a gente teve essa ideia. Só que o valor que minha mãe tinha era pequeno. Então resolvi pedir doações a amigos e conhecidos”, relembra.
A resposta foi imediata. Em pouco tempo, Lorena conseguiu arrecadar o suficiente para montar todos os kits e organizar um lanche comunitário completo, com cachorro-quente, refrigerante e brincadeiras. Duas vizinhas também se juntaram à ação e improvisaram atividades no dia.
Este ano, mais diversão e emoção
Animada com o sucesso do ano passado, Lorena decidiu ampliar a festa em 2025. “Esse ano tô me preparando mais para o entretenimento e as brincadeiras. Já comprei bola para queimada, bingo com prêmios de joguinhos, balões, spray para cabelo e o lanche vai ser mais caprichado".
A festa acontece em um ambiente marcado por laços fortes e solidariedade e a cada edição, a comemoração se torna um momento de encontro e alegria. “As crianças adoram, se divertem muito, comem bastante, brincam, veem os amiguinhos. Eu me sinto muito bem de proporcionar isso para eles. Gostaria de fazer esse tipo de coisa com mais frequência”.
Mais do que distribuir doces, Lorena e sua família oferecem um dia de carinho, convivência e pertencimento, um lembrete de que a solidariedade também é uma forma de amor. Quem quiser contribuir com o Dia das Crianças da comunidade Cocos é só entrar em contato com a Lorena ou enviar um pix: lorenabcsampaio@gmail.com