Educação

PREMIAÇÃO

Programa de Inteligência Artificial nas escolas do Piauí ganha prêmio internacional

Iniciativa da Seduc-Piauí é reconhecida pelo uso inovador de tecnologias digitais na educação e coloca o estado entre os líderes mundiais em inovação

Da Redação

Sexta - 10/10/2025 às 10:00



Foto: Reprodução/Seduc Premiação da Unesco para a educação pública do Piauí
Premiação da Unesco para a educação pública do Piauí

O programa “Piauí Inteligência Artificial”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conquistou um importante reconhecimento internacional. A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em parceria com o Governo do Bahrein.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) e destaca projetos que utilizam tecnologias da informação e comunicação (TICs) para transformar a educação. O programa piauiense foi premiado ao lado de iniciativas do Reino Unido, Bélgica e Egito, reforçando o papel do estado como referência internacional em inovação educacional.

Programa piauiense foi premiado | Foto: Reprodução/Seduc

O Piauí se tornou o primeiro estado das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular da Educação Básica da rede pública, marco reconhecido pela própria Unesco durante a Semana da Aprendizagem Digital, realizada em Paris (França), em 2024.

Implantado em 2024, o programa já beneficia mais de 120 mil estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, e conta com mais de 800 professores capacitados para ministrar os conteúdos relacionados à IA.

Programa já beneficia mais de 120 mil estudantes | Foto: Reprodução/Seduc

A ação é resultado de uma ampla parceria entre a Seduc-PI, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Secretaria de Inteligência Artificial e o Google.

“A Educação Pública do Piauí, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, já é destaque nacional em ensino em tempo integral, formação profissional e resultados do IDEB. Agora, também somos referência internacional em inovação e tecnologia aplicada à educação. Estamos preparando nossos estudantes para o presente e o futuro, oferecendo mais oportunidades e ferramentas para o sucesso”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Secretário da Educação, Washington Bandeira | Foto: Piauí Hoje

.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: