Geral

Tintura ou tonalizante? Como escolher o produto ideal?

Entenda a diferença para escolher o melhor para o seu cabelo

Da redação

Terça - 21/03/2023 às 18:11



Foto: Divulgação Tratamento dos cabelos
Tratamento dos cabelos

Quem deseja colorir os fios, seja pela necessidade de cobrir os fios brancos ou simplesmente porque decidiu mudar a cor do cabelo, se depara com os dois produtos nas prateleiras da farmácia ou da perfumaria: coloração permanente e tonalizante. Os dois produtos apresentam embalagens convincentes e interessantes, mas como escolher a melhor?

O que é coloração permanente ou tintura?

A coloração permanente age profundamente na estrutura dos fios e contém amônia – um composto químico que abre a cutícula do fio para possibilitar a entrada da tintura de forma profunda e permanente. É importante ressaltar que, por ter amônia em sua composição, a coloração permanente não é compatível com todos os tipos de química – consulte sempre o seu cabeleireiro ou os rótulos dos produtos.

Principais características da coloração permanente 

Contém amônia: a amônia abre a cutícula dos fios para permitir que a coloração aja de forma mais profunda nos fios – proporcionando maior fixação da cor. No entanto, isso pode danificar mais os fios, já que a cutícula aberta pode deixar o fio mais “exposto”.

Cobertura completa dos fios brancos: a coloração permanente é capaz de cobrir completamente os fios brancos. Por isso, para quem tem mais de 40% de fios brancos, o ideal é recorrer a tintura permanente.

 

Dura mais tempo no cabelo: sempre será necessário retocar o crescimento da raiz, porém a coloração permanente apresenta uma durabilidade muito maior se comparada ao tonalizante. Comumente, a coloração pode durar de quatro a seis semanas, mas também pode durar por tempo indefinido.

Possibilita mudanças maiores: a coloração permanente consegue clarear até 2 tons da cor natural do fio. Para mudanças mais radicais, então, a tintura permanente é o mais indicado.

O que é tonalizante?

O tonalizante é uma tintura semipermanente, com uma durabilidade muito menor e, consequentemente, com danos menores também. É ideal para quem quer mudar a cor dos cabelos, mas desde que seja o mesmo tom ou tons mais escuros, ou então realçar a cor e o brilho da cor natural.

Principais características do tonalizante

Não contém amônia: o principal benefício do tonalizante é não conter amônia em sua composição. Isso permite uma compatibilidade maior com outras químicas, além de danificar bem menos os fios.

Cobre uma parte dos fios brancos: o tonalizante tem o poder de cobrir cabelos que não sejam totalmente brancos, então é uma opção para quem está percebendo os primeiros brancos e ainda não quer colorir permanentemente.

Não clareia os cabelos: por não ter amônia em sua composição, o tonalizante não tem o poder de clarear os fios. Por isso, é indicado para quem quer escurecer um pouco os fios ou realçar a cor natural.

Dura de 20 a 30 lavagens: o tonalizante sai consideravelmente mais rápido do que a tintura, já que a cor desbota mais rapidamente.

Afinal, qual escolher?

Para escolher o melhor para o seu cabelo, considere as seguintes variáveis:

Cabelo danificado ou saudável? Se o seu cabelo estiver danificado devido a outros procedimentos químicos, o ideal é utilizar o tonalizante. Se o seu cabelo estiver saudável e forte, a coloração permanente pode ser utilizada.

Está em busca de uma cobertura total dos fios brancos? Se você tem uma grande parte dos fios brancos e deseja cobertura total, o ideal é utilizar a coloração permanente. Se você não tem, ou tem apenas alguns fios brancos, o tonalizante já dará conta do recado.

Deseja apenas realçar a cor natural dos cabelos, ou escurecer alguns tons? Se você não quer uma mudança radical, mantendo a tonalidade natural dos cabelos, apenas realçando a cor, o tonalizante é o indicado.

Quer uma mudança radical e permanente: então, como o próprio nome já diz, a coloração permanente é o ideal para você!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: