
A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz (FWF), aderiu, nesta segunda-feira (12), ao Programa Acredita no Primeiro Passo – "ACREDITA Teresina" em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Com foco na qualificação e acesso ao emprego e empreendedorismo, a iniciativa oferecerá qualificação profissional aos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) visando a promoção do aumento da renda, valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras dos inscritos no programa social.
Em Teresina, o investimento será de R$ 2 milhões para os primeiros treinamentos. Os cursos ofertados estão estruturados nos três eixos do Programa:
- Acesso ao emprego: mapeamento de vagas e articulação com empresas;
- Promoção da empregabilidade: qualificação, escolarização e orientação profissional;
- Estímulo ao empreendedorismo: assistência técnica, educação financeira e acesso ao crédito.
O prefeito Silvio Mendes, assinou o termo de intenção, ao lado do ministro do MDS, Wellington Dias; do presidente da FWF, Kleber Montezuma; da secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Eliane Nogueira; e do secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Marco Antônio Ayres.
"Teresina tem uma dificuldade muito grande na geração de trabalho e é preciso encontrar alternativas. E aqui, junto com o ministro Wellington Dias, vamos dar ciência aos teresinenses, à população que está inscrita no CadÚnico desse programa. A prefeitura também vem discutindo há meses, realizado pesquisas com o Banco do Nordeste, Caixa, Sebrae, CDL, onde existe oportunidade de trabalho. Assim, a prefeitura, com o crédito que tem no Banco do Nordeste e Caixa, vai dar acesso ao conhecimento, com treinamentos, atuando forte para que as pessoas tenham mais renda, mais dinheiro no bolso", disse Silvio Mendes.
O ministro do MDS, Wellington Dias, revelou que a parceria com a gestão vai ser possível identificar o perfil dos beneficiados.
"Temos um trabalho com o município de Teresina e, com a gestão da prefeitura, queremos olhar o cadastro. Quem são essas pessoas? Quem já tem qualificação? Como direcionar para o emprego? Quem já atua como empreendedor formal ou informal? Como apoiar o financiamento com fundo garantidor, com assistência técnica? E aqui com a importante parceria com o Banco do Nordeste é possível apoiar para o empreendedorismo tanto no campo quanto na cidade", explicou o ministro.
Sobre o Programa
O Programa Acredita no Primeiro Passo, instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Podem participar do Programa pessoas de 16 aos 65 anos de idade, com informações atualizadas no CadÚnico, sendo priorizada a atenção junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas.
Fonte: PMT