Em seguida, realizou-se uma saída de campo para resgatar os filhotes e repassar informações sobre o trabalho realizado durante esse período reprodutivo das tartarugas marinhas. As ações do projeto são patrocinadas pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
- Ao chegarmos ao local, fomos recepcionados pelo colaborador João Batista que nos levou até a casa do Sr. Otaviano, este havia encontrado três filhotes. No mesmo, momento outro representante da comunidade, conhecido por Gleison relatou que havia mais um filhote na casa do Sr. Raimundo e assim, conseguimos resgatar os filhotes, repassar informações sobre o trabalho e dividir experiência com a comunidade – destacou a coordenadora Técnica, bióloga Werlanne Magalhães.
A bióloga destaca ainda que de acordo com os dados observados, sugere-se que estes filhotes nasceram na praia do Pontal, próxima à praia da Pedra do Sal em Parnaíba e foram levados pela correnteza para a Ilha das Canárias e em virtude disso, estes filhotes foram reintroduzidos em seu local de origem.
A Ilha das Canárias, em Araioses – MA, é a segunda maior ilha da região do Delta do Parnaíba, com aproximadamente 32 km² perdendo apenas para Ilha Grande no Piauí. Representada por uma comunidade que vive da pesca artesanal e da agricultura, através do cultivo de arroz..
Fonte: CCOM