Geral

FENÔMENO

Superlua Azul poderá ser vista em todo o Brasil nesta segunda-feira

Apesar do nome, o satélite natural não ficará azul! A cor é usada apenas para determinar o período de aparição

Da Redação

Segunda - 19/08/2024 às 08:40



Foto: Unsplash A superlua ocorre quando uma fase lunar completa se sincroniza com um ponto especialmente próximo ao redor da Terra
A superlua ocorre quando uma fase lunar completa se sincroniza com um ponto especialmente próximo ao redor da Terra

A primeira superlua azul do ano poderá ser vista em todo Brasil nesta segunda-feira (19). O fenômeno ocorre quando a Lua está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra. Com isso, ela parece maior e mais brilhante no céu.

 A previsão é que a Lua apareça no céu a partir das 15h25, mas a melhor visualização será ao anoitecer. Não será necessário qualquer equipamento para observar o fenômeno. Os especialistas alertam que a observação precisa ser feita em locais sem nebulosidade.

Apesar do nome, o satélite natural não ficará azul! A cor é usada apenas para determinar o período de aparição. As especulações sobre a origem do termo incluem uma antiga frase em inglês que significa "Lua traidora" (porque levou a erros na definição das datas da Quaresma e da Páscoa). Ou pode ser uma comparação com eventos raros, como quando a poeira na atmosfera faz a Lua realmente parecer azul.

A Superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano. No entanto, em alguns casos, a distância entre a Terra e a lua é menor do que em outros. Isso ocorre porque a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica.

Fonte: Com informações do Diário do Nordeste

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: