
Os servidores em greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí, irão realizar um evento chamado 'INSS na Praça' nesta quinta-feira (28), das 8h às 12h, na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina. A atividade faz parte do movimento grevista, que já dura mais de 1 mês em todo país.
O INSS na Praça consiste em informar e orientar a população sobre serviços e benefícios previdenciários. Os servidores farão atendimentos individuais, com uso de notebooks e com acesso à internet. Serão montadas seis estações na praça Rio Branco, onde usuários do INSS vão receber informações sobre aposentadorias, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada, como se tornar um segurado da previdência social, segurado facultativo de baixa renda e salário maternidade.
Servidores do INSS realizam encontro com parlamentares para debater greve
Concurso INSS 2022: haverá novo certame este ano?
Durante a ação, ainda serão denunciadas as condições precárias do funcionamento das agências da Previdência Social no Piauí. Será montado um varal com fotografias mostrando a realidade (estrutura física) dos prédios das agências, condições das instalações e equipamentos envelhecidos e quebrados, que atualmente são usados pelos servidores e os usuários dos serviços da previdência no Piauí.
Haverá ainda uma exposição de imagens sobre situações que levam ao adoecimento dos servidores (sobrecarga de trabalho, assédio moral, condições de trabalho inadequadas, dentre outros) e sobre a fila virtual.
O "INSS na Praça" é organizado pelo Comando de Greve dos Servidores do INSS com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social (Sintsprevs-PI).
No mesmo local e horário, vai acontecer também a concentração final de um Ato Público pelo reajuste emergencial de 19,9% para servidores federais e em defesa da educação pública. Diversas categorias de servidores públicos deverão se concentrar 8 h da manhã, em frente ao Karnak e depois seguir em caminhada até a Praça Rio Branco.