Concursos

Concurso INSS 2022: haverá novo certame este ano?

Expectativa é de que o concurso esteja contemplado no Orçamento da União

Da redação

Terça - 05/04/2022 às 07:14



Foto: Divulgação Concurso
Concurso

Novos desdobramentos estão surgindo em torno da possibilidade de um concurso do INSS em 2022. Isso é o que garantem o ministro Onyx Lorenzoni e o presidente do órgão, José Carlos Oliveira.

O anúncio ocorreu durante live com membros de entidades sindicais ligadas à categoria. Mesmo com a promessa de realização do certame, os trâmites para a execução das etapas do processo seletivo não foram divulgadas. 

Vale salientar que a Proposta de Lei Orçamentária Anual, que foi aprovada pelo Governo Federal neste ano, prevê orçamento para preencher mais de 37 mil vagas esse ano.

O INSS já reivindica a realização do certame há um bom tempo, inclusive, o órgão já formalizou pedido ao Ministério da Economia para realização de concursos público para preenchimento de 7.575 oportunidades. Desse montante, 6.004 seriam transferidas para o cargo de Técnico e 1.571 vagas para Analista. 

Cargos vagos

De acordo com estudos recentes, o INSS tem aproximadamente 22.973 cargos vagos. Além disso, hoje o órgão luta para zerar uma fila com vários processos de aposentadoria que estão parados. 

Para isso, conta com profissionais que foram admitidos em regime temporário para suprir a demanda. O fato é que o contrato dessas pessoas se encerra esse ano, o que aumenta ainda mais a urgência para realização de um certame. 

Remuneração: 

A remuneração dos profissionais do INSS é dividida em três parcelas que são: 

●Vencimento básico;

●Gratificação de Atividade Executiva (GAE); 

●Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS). 

Neste contexto, nós temos os cargos de Técnico de Seguridade Social, cuja remuneração pode chegar a R$ 6.234,00. Além dele, está o Analista de Seguridade Social, que exige nível superior de escolaridade, em que o salário pode atingir R$ 9.218,00. 

Último concurso

O concurso mais recente do INSS foi realizado em 2015, tendo como organizadora o Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 950 vagas para os tradicionais cargos de Analista de Seguridade Social e Técnico de Seguridade Social, sendo distribuídos da seguinte forma: 

●800 vagas - Técnico do Seguro Social;

●150 vagas - Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social.

Atribuições

Técnico do Seguro Social:

●Realizar atividades internas e externas ligadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS;

●Coletar dados, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres.

Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social:

●Prestar atendimento e assessoria aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;

●Elaborar, implementar, mensurar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;

●Supervisionar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;

●Realizar avaliação social para concessão de direitos previdenciários;

●Promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações, com o intuito de viabilizar emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como à decisão médico-pericial.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: