
Novos desdobramentos estão surgindo em torno da possibilidade de um concurso do INSS em 2022. Isso é o que garantem o ministro Onyx Lorenzoni e o presidente do órgão, José Carlos Oliveira.
O anúncio ocorreu durante live com membros de entidades sindicais ligadas à categoria. Mesmo com a promessa de realização do certame, os trâmites para a execução das etapas do processo seletivo não foram divulgadas.
Vale salientar que a Proposta de Lei Orçamentária Anual, que foi aprovada pelo Governo Federal neste ano, prevê orçamento para preencher mais de 37 mil vagas esse ano.
O INSS já reivindica a realização do certame há um bom tempo, inclusive, o órgão já formalizou pedido ao Ministério da Economia para realização de concursos público para preenchimento de 7.575 oportunidades. Desse montante, 6.004 seriam transferidas para o cargo de Técnico e 1.571 vagas para Analista.
Cargos vagos
De acordo com estudos recentes, o INSS tem aproximadamente 22.973 cargos vagos. Além disso, hoje o órgão luta para zerar uma fila com vários processos de aposentadoria que estão parados.
Para isso, conta com profissionais que foram admitidos em regime temporário para suprir a demanda. O fato é que o contrato dessas pessoas se encerra esse ano, o que aumenta ainda mais a urgência para realização de um certame.
Remuneração:
A remuneração dos profissionais do INSS é dividida em três parcelas que são:
●Vencimento básico;
●Gratificação de Atividade Executiva (GAE);
●Gratificação de Atividade de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).
Neste contexto, nós temos os cargos de Técnico de Seguridade Social, cuja remuneração pode chegar a R$ 6.234,00. Além dele, está o Analista de Seguridade Social, que exige nível superior de escolaridade, em que o salário pode atingir R$ 9.218,00.
Último concurso
O concurso mais recente do INSS foi realizado em 2015, tendo como organizadora o Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 950 vagas para os tradicionais cargos de Analista de Seguridade Social e Técnico de Seguridade Social, sendo distribuídos da seguinte forma:
●800 vagas - Técnico do Seguro Social;
●150 vagas - Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social.
Atribuições
Técnico do Seguro Social:
●Realizar atividades internas e externas ligadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS;
●Coletar dados, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres.
Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social:
●Prestar atendimento e assessoria aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;
●Elaborar, implementar, mensurar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;
●Supervisionar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;
●Realizar avaliação social para concessão de direitos previdenciários;
●Promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações, com o intuito de viabilizar emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como à decisão médico-pericial.