Geral

Seplan dá início a treinamento para inserção de programas no SIAF

Após o treinamento, os técnicos terão um prazo para implantação das ações no sistema.

Redacão

Segunda - 15/07/2019 às 17:58



Foto: Ascom Treinamento acontece até o dia 22 de julho na Escola Fazendária
Treinamento acontece até o dia 22 de julho na Escola Fazendária

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realiza de 15 a 22 de julho, na Escola Fazendário, treinamento para utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Piauí (SIAF). A ação é mais uma etapa das oficinas para a elaboração Plano Plurianual 2020-23.

Durante toda a semana os técnicos ligados às áreas de planejamento e monitoramento de todos órgãos terão acesso a um ambiente de treinamento do SIAF (SIAF DAV) que permitirá que eles tirem dúvidas e façam uma simulação de como devem proceder para inserir ações no sistema, facilitando a implantação de ações decorrentes de diretrizes validadas durante as oficinas com todas as setoriais e que farão parte do PPA.

O analista de Planejamento e Orçamento da Seplan, Clecio Lopes, diz que após o treinamento, os técnicos terão um prazo para implantação das ações no sistema. “Estamos fazendo esse treinamento e depois vamos disponibilizar um prazo para eles, via SIAF, possam inserir todas as ações relacionadas às diretrizes que foram construídas, aos objetivos e possam encaminhar à Seplan para que a Seplan possa fazer a análise, os ajustes e, posteriormente, consolidar e encaminhar ao Governador para que ele possa mandar para a Assembleia Legislativa”, explica Clecio.

 Clecio destaca ainda que o PPA 2020-23 será o primeiro a ser construído já no SIAF. “Anteriormente nós já usávamos o SIAF, agora todos os instrumentos de planejamento do Estado (PPA, LOA e LDO) serão no SIAF. Isso vai dar um avanço enorme nas finanças do Estado, em especial, no que tange ao maior controle das políticas públicas. Ele vai facilitar o monitoramento porque os três instrumentos estarão integrados no SIAF e vai facilitar o processo de monitoramento dos produtos e avaliação de cada programa ao final do PPA”, completa Clecio.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: