PLANEJAMENTO

Seplan cria boletim para combater fake news sobre ações do governo na luta contra Covid-19

Primeira edição do boletim saiu sexta-feira, dia 15 de maio; objetivo é combater fake news com a divulgação de informações oficiais


Antônio Neto

Antônio Neto Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Planejamento - Seplan, criou um boletim diário com informações oficiais para conter a onda de fake news sobre as ações do governo no combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19.

O boletim está sendo produzido pela equipe de comunicação da Seplan e é dirigido aos coordenadores e agentes dos conselhos dos 12  Territórios de Desenvolvimento Sustentáveis - TDST, existentes no organograma administrativo do Estado.

De acordo com o secretário do Planejamento, Antônio Rodrigues Neto, a ideia  é uniformizar as informações que os coordenadores, agentes e conselheiros dos territórios de desenvolvimento recebem sobre a campanha e a ações de combate a Covid-19.

"Tem chegado muitos fake news no interior sobre informações de ações do governo que não condizem com a realidade. Através desse boletim vamos levar informações oficiais importantes e  notícias voltadas diretamente para os territórios de desenvolvimento do Piauí" diz Antônio Neto.

A  Secretaria de Planejamento está promovendo, em conjunto outros órgãos do governo,  Fóruns Territoriais com o objetivo de levar informações sobre ações estratégicas, economia, programas em andamento do Estado, e também ouvir as comunidades sobre as dificuldades enfrentadas com a crise econômica e epidemiológica que o Estado enfrenta. Na sexta-feira passada (15.05) o debate foi com o Território da Região dos Cocais, que reúne 22 municípios do Norte do Estado, e reuniu 60 pessoas.

O secretário explica que a orientação é dirigir o boletim para os Territórios de Desenvolvimento porque neles são discutidas questões importantes na economia, como apoio aos pequenos empresários e ao  pessoal da agricultura familiar mas também os problemas cruciais para os municípios e para as pessoas, incluindo os principais gargalos na luta contra o novo coronavirus.

"Queremos levar informações corretas para também discutir, por exemplo, como fazer o monitoramento das pessoas que estão chegando de outros estados, no sentido de acolhimento, de apoiar e de dar suporte ao trabalho da Secretaria de Saúde, do Comitê de Operações Especiais", diz o secretário.

Ele diz ainda que o Boletim da Seplan fará uma linha direta com os conselhos de desenvolvimento territorial e vai ser importante para dar suporte no debate sobre a tomada de decisões importantes na área econômica.

Confira, a seguir, o primeiro exemplar do Boletim da Seplan:

LINHA DIRETA COM O CDTS 1505.pdf

Próxima notícia

Dê sua opinião: