Na terça-feira (17), a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, promoveu a cerimônia de encerramento das turmas 2024.2 do programa Entenda Minhas Mãos.
O programa de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) já formou, neste ano, oito turmas em níveis básico, intermediário e avançado. Órgãos como o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) participaram da formação.
Iniciado em agosto do ano passado, o projeto procura capacitar servidores públicos estaduais, assegurando que todos os órgãos da administração pública disponham de profissionais aptos a se comunicar em Libras, promovendo maior inclusão e acessibilidade.
Mauro Eduardo, secretário da Seid, explicou que a meta é capacitar, pelo menos, dois servidores por órgão. "Isso garantirá um atendimento mais respeitoso e digno para as pessoas com deficiência auditiva", afirmou.
Renata Couto, professora de Libras, ressaltou que o projeto visa dar mais autonomia aos surdos. "A Libras vai além de ser uma língua; é um meio de o surdo se sentir pertencente à sociedade, de se sentir incluído", disse.
Fonte: CCOM Piauí