
A Secretaria de Educação do Piauí forneceu uma série de palestras e oficinas para professores, diretores e pedagogos de escolas públicas sobre educação antirracista. O objetivo é promover a equidade racial nas escolas. As formações aconteceram nesta terça-feira (20), em Teresina.
As palestras serão voltadas para temas como religiosidade e cultura, negritude, ideologia do embranquecimento, mito da Democracia Racial e Letramento Racial na Prática Pedagógica.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o evento marcou o início da Cascata de Formações 2024 para as equipes Regionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa.
“Buscamos a contínua formação dos gestores e dos professores no programa Educar para Respeitar, o maior programa de educação antirracista e equitativa já lançado e executado na história da Seduc. Esta é uma prioridade do governador Rafael Fonteles, que está muito claro nos seu plano de governo, e nós estamos cumprindo ao levar para dentro sala de aula o respeito à diversidade e, portanto, conduzindo nosso estado a um caminho de redução das desigualdades raciais, sociais e de todo o gênero”, pontuou o gestor.
Ano passado, foi concluído quatro módulos de formação e, em 2024 a expectativa é que as aulas sejam presenciais para ampliar o contato com os educadores.
"Neste ano, teremos uma série de boas novidades envolvendo o Pacto pelas Crianças, como levar a educação equitativa para dentro de sala de aula. Assim, com essas pautas, iremos construir um Piauí mais inclusivo envolvendo todos”, disse Washington Bandeira.