Geral

ACESSIBILIDADE

Seplan torna suas redes sociais acessíveis a pessoas com deficiência visuais

Deficientes visuais buscam interação online, mas precisam da colaboração de todos

Da redação

Segunda - 13/02/2023 às 17:27



Foto: Divulgação Inovação
Inovação

A Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN) em busca de se tornar cada vez mais presente e acessível a sociedade está utilizando uma ferramenta de descrição de imagem nas redes sociais a fim de levar a informação aos deficientes visuais.

A administração pública atualiza-se constantemente em relação às mudanças no mundo moderno e tecnológico. A fim de alcançar uma gestão efetiva, e considerando a alta intensidade da presença das redes sociais no cotidiano das pessoas a presença nesse espaço é importante para a boa comunicação pública. No Piauí, de acordo com dados do IBGE, há pelo menos 120 mil pessoas com deficiência visual e, o papel dos órgãos públicos é também pensar nessas pessoas que fazem parte das redes sociais.

“As restrições físicas de uma pessoa não devem ser impeditivas para não nos comunicarmos da forma mais positiva possível com ela e de acordo com suas necessidades e o poder público precisa conversar com toda a sociedade”, diz Washington Bonfim, Secretário de Planejamento.

Em 2018, o Instagram desenvolveu uma ferramenta na rede social que tem imagens e vídeos compartilhados com a opção de descrição automática e legendas produzidas especialmente para cegos, de forma a tornar o aplicativo mais inclusivo. O problema é que mesmo com a funcionalidade poucas contas utilizam essa ferramenta.

“Nós somos mais de 24% da população e os órgãos públicos deviam se atentar para isso. Promover essa inclusão na informação é um dever do Estado, Município e da Federação”, comenta Herbert Portela, deficiente visual.

A acessibilidade digital é indispensável para que as pessoas com deficiência possam cumprir funções básicas online de forma independente e, legalmente, é obrigatória. Para isso, existe a Lei Brasileira de Inclusão que tem como objetivo assegurar os direitos destas pessoas, contemplando as mais variadas áreas dentre elas o acesso aos meios digitais.

TCE-PI realiza curso sobre “Liderança e softskills para o setor público”

IFPI divulga nesta segunda-feira resultado do Vestibular 2023

Governo garante o maior efetivo de segurança da história do Piauí nos eventos carnavalesco

Fonte: Adeline Cronemberger

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: