
Golpistas estão utilizando websites falsos que imitam a linguagem gráfica dos sites oficiais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz). Diante da situação, a Sefaz-PI alerta os contribuintes sobre falsos links que direcionam para pagamentos de tributos, especialmente das taxas do Detran como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Os sites falsos são idênticos aos oficiais e solicitam ao usuário a inserção de seus dados, promovendo o roubo de informações pessoais e bancárias. Os criminosos também enviam links, boletos e QR codes falsos por e-mail, mensagens de texto e WhatsApp.
A Sefaz alerta ainda que não entra em contato por meio de aplicativos de mensagens para cobrança de impostos com números de PIX.
A Superintendente da Receita, Graça Ramos, explica e é importante o contribuinte duvidar de links suspeitos que apareçam na busca dos sites de pesquisa, a exemplo do Google, onde aparecem mensagens solicitando o pagamento.
"A melhor alternativa é entrar diretamente no site da Sefaz e não fazer essa busca de pagamento via Google porque ele pode direcionar para um endereço fraudulento", enfatizou Graça Ramos.
A emissão do DAR (Documento de Arrecadação) é feita por meio da página da Sefaz-PI (https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/), do Detran-PI (http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf) ou ainda do Gov.PI Cidadão (www.pidigital.pi.gov.br).
Fonte: Sefaz