Uma cidade para o homem do campo foi criada dentro da Expoapi 2024, a maior feira agropecuária do Norte/Nordeste. O espaço, organizado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), tem quase 700 metros quadrados e está no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Os visitantes poderão conhecer ações do governo voltadas para fortalecer a agricultura familiar.
A abertura será neste domingo (1º), com a tradicional cavalgada, saindo do Balão do São Cristóvão. O evento vai até 8 de dezembro, reunindo mais de 1,5 mil animais, 200 expositores e um público estimado de 500 mil pessoas, com negócios que podem ultrapassar R$ 300 milhões.
O espaço da Sada será o maior já registrado na história do evento. Ele oferecerá degustações, oficinas, palestras, emissão de documentos e entrega de kits de irrigação. Também haverá exposição de programas como o Piauí Mais Genética, que busca melhorar a qualidade de bovinos, caprinos e ovinos por meio de biotecnologia e inseminação artificial. Além disso, serão apresentados relatos de criadores e filhotes de animais com genética aprimorada.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) terá um stand para fiscalização e esclarecimentos sobre defesa agropecuária. Outros destaques incluem o Programa Água Doce, com sistemas de dessalinização, e o Programa Mais Ater, que apresentará a máquina Inovagro, usada para produção de silagem.
A Expoapi também é conhecida pelos leilões de equinos, caprinos e bovinos e pela produção de milho, soja e algodão. Entre 5 e 8 de dezembro, haverá shows gratuitos com artistas como Nattan, Simone Mendes, Mari Fernandez e outros.
Fonte: CCOM PI