Geral

PiauiPrev define estratégias para reduzir déficit na Previdência

Ricardo Pontes e Marcos Steiner reuniram a equipe para definir metas

Sexta - 24/05/2019 às 13:05



Foto: PAULO PINCEL/PH Ricardo Pontes e Marcos Steiner
Ricardo Pontes e Marcos Steiner

O secretário de Estado da Administração e Previdência,  Ricardo Pontes, reuniu nesta sexta-feira (24), no auditório da Agência de Tecnologia da Informação,  no Centro Administrativo,  em Teresina,  os diretores, gerentes e assessores da Fundação Piauí Previdência, para conhecer de perto a nova equipe que vai comandar a partir de 1° de junho, quando assume a presidência da PiauiPrev, substituindo ao advogado Marcos Steiner Mesquita.

Ricardo Pontes falou dos desafios da PiauiPrev nos próximos anos, com prioridade para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos servidores e seus dependentes, bem como a busca de fontes de recursos para capitalizar o Fundo de Previdência e assim reduzir a diferença entre o que o Estado arrecada e o que desembolsa para  pagar aposentados e pensionistas do Estado. 

O déficit no caixa do Estado, que somou quase R$ 1,2 bilhão em 2018, corresponde a 10% do Orçamento Geral do Estado para 2019.

Ricardo Pontes na reunião da PiauiPrev
Ricardo Pontes na reunião da PiauiPrev   [Foto: Paulo Pincel]

"Costumo trabalhar sempre com planejamento, modernização, metas e resultados. O tempo passa muito rápido e o mundo digital é uma realidade. Nós precisamos acompanhar essa evolução", defendeu Ricardo Pontes, que fez questão que cada um dos diretores assessores presentes se apresentasse e dissesse a função ou atividade que exerce na Fundação.

A  diretora do Fundo de Previdência, Lúcia Rebelo, detalhou o que é previdência,  as alternativas para equacionamento do déficit financeiro e atuarial dos regimes próprios de previdência social; lei de unificação dos fundos de previdência; alíquotas, certificado de regularização previdenciária, contabilidade e demonstrativos; contribuições e benefícios; principais processos da UFP e as oportunidades – na verdade, situações que geram oportunidades par melhorar os procedimentos.

O diretor da Unidade de Previdência, Rubem Magalhães também explicou os procedimentos de sua pasta, que é responsável por todo o processo para a concessão d3e benefícios - aposentadoria e pensões. Desde o recebimento até a inclusão do benefício na folha de pagamento. 

Marcos Steiner fez um resgate histórico da Previdência no mundoMarcos Steiner fez um resgate histórico da Previdência       [Foto: Paulo Pincel]

A  atual presidente da Fundação Piauí Previdência, Marcos Steiner, fez um resgate histórico da previdência até os dias atuais, quando o Estado do Piauí prepara a implementação da previdência complementar. Marcos Steiner é o primeiro superintendente da extinta Suprev, que surgiu com o fim do Iapep e a separação do Iaspi-Saúde/Plamta, responsáveis pela saúde do servidor, e a Superintendência de Previdência do Estado, hoje PiauíPrev. encarregada desde então de gerir a previdência dos servidores estaduais.

 Assessores da Fundação Piauí Previdência
Os diretores e assessores no autitório da ATI, no Centro Adminsitrativo   [Foto: Paulo Pincel]

Steiner vai administrar a PrevNordeste – Piauí, vinculado à PiauiPrev, responsável pela gestão da previdência complementar do Estado, que passa a ser obrigatório para todos os servidores que entraram depois da aprovação da lei que a criou.

Uma nova reunião ficou acertada para o mês de janeiro para continuar a discussão dos temas relacionados à Previdência, inclusive as mudanças que estão tramitando no Congresso.

Assessores da Fundação Piauí PrevidênciaAssessores da Fundação Piauí Previdência   [Foto: Paulo Pincel]

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: