
Representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Quixote estiveram presentes em reunião, realizada na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para discutir os preparativos para o Salão do Livro do Piauí (Salipi) 2024 e intensificar parcerias com o órgão do estado. Com o tema “A leitura é um estado de graça”, a 22ª edição do Salipi homenageia a jornalista, professora e escritora Graça Targino. Realizada entre os dias 7 e 16 de junho, essa será a 10ª edição sediada na UFPI.
“O Salipi já é um projeto consolidado, e desde 2003 nós temos essa parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc e da Secretaria de Estado da Cultura. Quando o evento foi para a Universidade Federal, recebemos essa casa acolhedora da Universidade e passamos a ser parceiros. A UFPI não é apenas receptora do Salipi, ela participa do processo de criação da programação e atividades. A Editora da Universidade está presente também, todo o processo acadêmico está ali dentro. E nós unimos duas coisas que são muito importantes”, declarou o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.
O reitor Gildásio Guedes enfatizou a importância da UFPI como parceira durante uma década de Salipi. “Chegamos a marca de 10 anos de parceria em trazer o Salipi para a UFPI. O evento pode se desenvolver bastante em nossa Universidade. É um sentimento de gratidão em poder contribuir com o maior evento literário do estado”, ressalta.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, reafirmou a parceria entre Seduc e Salipi. “O Governo do Estado apoia o Salão do Livro do Piauí, por meio das Secretarias de Educação e Cultura. Nesse sentido, queremos reforçar que o nosso apoio e auxílio, para este ano, estará ainda mais fortalecido, uma vez que pretendemos investir mais e desenvolver novas ações dentro do Salipi”, enfatiza.
Kássio Gomes também reforça a relevância da reunião entre os órgãos parceiros e adiantou atividades que acontecerão no evento. “A reunião foi para confirmar as parcerias já existentes entre o Governo do Estado, dentre elas o cheque-livro, que haverá uma ampliação no valor para este ano, conforme anunciou no ano passado o governador do estado, Rafael Fonteles. Vamos ter a imersão Enem, que continua sendo uma atividade presente no Salão do Livro, sobretudo para os alunos que vão fazer o Enem, aqueles alunos da terceira série do ensino médio, e uma proposta de ampliação de espaços e atividades que envolvam os projetos que a Seduc precisa disseminar dentro do estado do Piauí, em parceria naturalmente com a Fundação Cultural, a Universidade Federal do Piauí e todos os que fazem o Salipi”, explica.
Entre os nomes que já confirmaram presença no evento estão Ailton Krenak, o primeiro indígena a entrar na Academia Brasileira de Letras, Mary Del Priore, uma das maiores historiadoras do Brasil; Doutora Lívia Vaz, Promotora de Justiça que trabalha com a dificuldade de pessoas negras dentro do judiciário. Carla Acotirene também já marcou presença no Salão do Livro deste ano, e como novidades a serem divulgadas em breve nas redes sociais do Salão do Livro do Piauí, nomes internacionais também confirmaram presença.
Durante os 10 dias de evento, acontecerão shows, palestras e atividades infantis. A Arena Cordel, a Estação Letras e Expressões, o Bate-Papo Literário, a Feira de Livros e todo o ambiente cultural estarão prontos para acolher os piauienses em mais um grande evento que acontece no estado.
Homenageada deste ano
A homenageada deste ano é a professora Graça Targino, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e jornalista. Finalizou seus estudos ao nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitário de Ibero-América da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona, (Espanha), no ano de 2007.
Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência da informação e comunicação, enveredando pela literatura, com o livro de crônicas “Palavra de honra: palavra de graça”. Destaque para o livro “Jornalismo cidadão: informa ou deforma”, lançado em 2009, pelo The Information for All Programme da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em janeiro de 2023, lançou seu último livro com 512 páginas, “Embarques e Desembarques, Relatos de Viagem”.
A Professora também participou da fundação do sistema de bibliotecas da UFPI, além de contar com mais de 30 anos atuando como docente do Departamento de Comunicação Social. Prestou também serviços para a Instituição como Coordenadora de Informação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Fonte: UFPI