Geral

PIAUÍ

Rafael Fonteles sanciona lei que obriga eventos a fazer coleta seletiva

A lei determina que é responsabilidade dos organizadores o gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos

Da Redação

Terça - 03/09/2024 às 12:36



Foto: Divulgação Coleta seletiva de lixo
Coleta seletiva de lixo

O governador Rafael Fonteles sancionou, nesta segunda-feira (2), a lei que obriga o gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados no Piauí. Um marco na gestão dos resíduos sólidos no estado com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

A lei determina que o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos gerados em eventos é de responsabilidade dos organizadores, fornecedores e estabelecimentos, com a obrigação de oferecer a estrutura necessária para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelos participantes, bem como incentivá-los a fazer o descarte correto, possuindo também um caráter educativo.

Além disso, estabelece que o processo deverá ser conduzido preferencialmente por cooperativas de catadores de material reciclável, o que amplia a cadeia econômica e abre espaço para a expansão desse tipo de serviço.

A diretora de Relações Socioambientais e Articulação Institucional da Semarh, Márcia Alencar, ressaltou a importância de uma política onde o protagonismo de quem faz os trabalhos seja das catadoras e dos catadores. ”Ao mesmo tempo que  incluímos esses atores sociais dentro da gestão adequada dos resíduos, a gente não está só cuidando do planeta, como também estamos gerando uma política inclusiva, com a geração de renda, bem como também contribuindo para o encerramento dos lixões”.

A iniciativa é um compromisso de gestão do Governo do Piauí, executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). 

“Os eventos, de forma geral, são grandes geradores de material reciclável. O estado avança com essa iniciativa, com a geração de frentes de trabalho e renda, com a inclusão das cooperativas, agregando um importante componente de sustentabilidade, além de conscientização, educação ambiental e aprimoramento da limpeza urbana”, avalia Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Confira a lei na íntegra:

lei.pdf

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<