Geral

EXPO FAVELA

"Todxs Ouvidos": projeto da Fiocruz conscientiza pessoas sobre cuidar da Saúde Mental

Visitantes da Expo Favela puderam conhecer de perto o projeto que promove orientações sobre cuidados com a saúde mental

Emanuel Pereira

Domingo - 04/08/2024 às 10:07



Foto: Emanuel Pereira A iniciativa atua nas escolas de Teresina, especialmente para crianças e jovens
A iniciativa atua nas escolas de Teresina, especialmente para crianças e jovens

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Piauí comparecerão ao Expo Favela Inovation 2024 para conscientizar os visitantes sobre os cuidados com a saúde mental. Por meio do Projeto "Todxs Ouvidos", idealizado em 2020, os estudiosos promoveram ações didáticas e interativas para abordar o tema.

"A iniciativa atua nas escolas de Teresina, especialmente para crianças e jovens, pois nessa fase da vida, há vários fatores que podem interferir na saúde mental deles, como racismo, fatores de gênero, classe social e outros", disse a pesquisadora Carmen Letícia Santos.


No início, o visitante pode escrever, em um painel, o significado do termo saúde mental. A pesquisadora relata que muitas pessoas optaram por não participar desse momento.

Isso revela o quanto a população ainda tem dificuldades para debater o tema.

"Não escrever uma palavra ou termo que representa a saúde mental também é uma mensagem que os visitantes transmitem. Como pesquisadora, sempre observo esses comportamentos e percebo o quanto ainda há preconceitos relacionados aos cuidados com a mente", declarou.


No final da visita, há uma "Árvore dos Sonhos", onde as pessoas podem escrever quais objetivos buscam alcançar. A proposta visa estimular a autoconfiança.

"As pessoas devem acreditar que, ao ser escrito, esse sonho vai se tornar realidade", pontuou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: