Olhe Direito!

Olhe Direito!

OLHE DIREITO

José Elias Tajra, 90 anos de um perfeito cavalheiro

Em nove décadas de existência, José Elias Tajra fez-se bacharel em Direito, que era o bacharelado mais comum em seus anos de juventude, mas foi como um empreendedor no ramo do comércio >

Alvaro Mota

Sábado - 03/08/2024 às 11:18



Foto: Divulgação José Elias Tajra
José Elias Tajra

Se uma pessoa pedisse a mim que desse nome a cavalheirismo, entre os substantivos próprios mais apropriados eu falaria o nome de José Elias Tajra. Na mais pura acepção do termo, um perfeito cavalheiro, homem bom e gentil, empreendedor bem-sucedido, um inovador que, em 28 de julho deste ano completou 90 anos de vida.

Em nove décadas de existência, José Elias Tajra fez-se bacharel em Direito, que era o bacharelado mais comum em seus anos de juventude, mas foi como um empreendedor no ramo do comércio, da prestação de serviços e da mídia que ficou mais conhecido por seus êxitos duradouros.

Suas empresas comerciais foram pioneiras na venda de eletroeletrônicos na cidade de Teresina; em um tempo em que máquinas de escrever eram ferramentas essenciais no trabalho escritural e contábil, além de um grande fornecedor delas, montou uma empresa de assistência técnica, porque havia uma demanda para esse serviço; tornou-se um dos primeiros revendedores da marca Fiat no Brasil e, o que poucos lembram, é que esteve entre os que apostaram nos carros brasileiros feitos no Ceará pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

Comercializar carros brasileiros está entre as suas ousadias enquanto um empresário de sucesso que soube expandir negócios, o que incluiu também ser um dos primeiros a implantar no Piauí uma grande revenda de motocicletas – bem antes que as motos se transformassem em um veículo de trabalho e locomoção pessoal em larga escala. Na mesma época, e também antes que o Piauí se encaminhasse por uma agricultura mais mecanizada, teve uma revenda de tratores e máquinas pesadas.

Quando o comércio de bens e serviços o fez um empresário consolidado e completo, José Elias Tajra, que mantinha uma sólida sociedade com o irmão, Jesus Elias Tajra, trilhou o caminho empresarial na comunicação. José e Jesus Elias Tajra, este com uma experiência de jornalismo, criaram o Jornal da Manhã, no final dos anos 1970 – primeiro veículo impresso do Piauí a ter rádio e telefoto e uma página semanal de cultura sob responsabilidade do falecido jornalista e escritor Kenard Kruel Fagundes dos Santos.

No final dos anos 1980, fundou a TV Antena 10, afiliada da extinta rede Manchete – sendo inovador no telejornalismo local. A TV Antena 10 foi precedida pela FM do mesmo nome.

Em meio ao sucesso empresarial, manteve uma longa e exitosa liderança classista. Sob seu comando, a Associação Comercial Piauiense expandiu-se ao ponto de ter construído o primeiro edifício comercial da cidade, o Palácio do Comércio, um marco de um processo de modernização do centro econômico da cidade de Teresina. Anos mais tarde, outra meta perseguida pelo empresário junto com a entidade foi a criação da FAETE – Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina.

Todo o sucesso empresarial não o desligou de sua origem de comerciante que aprendeu o ofício e os valores com os pais Elias João Tajra e Amélia Sady, que viviam em uma casa na rua Paissandu, esquina com Rui Barbosa. O imóvel, que tem mais de um século de construído, foi mantido em suas características originais, sendo parte importante da memória arquitetônica da cidade.

Por todo esse trajeto, a figura de José Elias Tajra se reveste de enorme importância para o Estado e a nossa cidade. Homenageá-lo por nove décadas de vida é um gratificante dever que abraço, porque é para além de merecido que se aplauda um cidadão que contribuiu para a economia, a cultura e as aspirações de transformação de Teresina – e, por sua característica muito própria de gentileza pessoal, um perfeito cavalheiro.

Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: