Geral

EDUCAÇÃO

Professores fazem manifestação na frente da Prefeitura de Teresina

Um grupo aprovado em concurso cobra a convocação e outro cobra os direitos não recebidos

Alinny Maria

Terça - 20/07/2021 às 10:58



Foto: Imagem enviada ao Piauíhoje.com Professores fazem manifestação na frente do Palácio da Cidade
Professores fazem manifestação na frente do Palácio da Cidade

Um grupo de professores aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), fazem uma manifestação na manhã desta terça-feira (20), em frente a sede da Prefeitura de Teresina. O concurso foi realizado em 2019 e os professores cobram a convocação.

Os manifestantes estão insatisfeitos porque o prefeito Dr. Pessoa (MDB) decidiu convocar profissionais aprovados em processo seletivo em vez de convocar os que foram aprovados no concurso público.  

Além disso, outro grupo de professores substitutos também fazem ato no local. Eles alegam que encerram os contratos e não receberam o pagamento do 13º salário,  verba indenizatória como férias entre outros direitos.

O secretário de Governo André Lopes, disse que a Prefeitura de Teresina já vinha demonstrando que iria convocar os professores aprovados no concurso. "Em relação aos professores aprovados no concurso público, a gente deu a notícia de que já existe um protocolo circulando no âmbito da Semec que solicita a convocação dos 55 professores já aprovados. Por iniciativa própria, a Prefeitura elaborou uma lei suspendendo os prazos dos concursos públicos, ou seja, todos irão ser convocados", disse o secretário.

O secretário disse ainda que a preocupação é somente a questão da Responsabilidade Fiscal. Quanto aos professores que ainda não receberam seus direitos, André Lopes disse que orientou os profissionais a abrirem um requerimento formal na Semec para que seja dado uma resposta informando porque não foi pago.

"O prefeito quer que a gente corte gastos, mas não quer que a gente corte direitos. Então se for direito dos professores, se for comprovado no processo administrativo, a prefeitura fará o pagamento", garante o secretário.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: