Geral

SEGURANÇA

Pontos turísticos naturais do Piauí serão sinalizados pela Defesa Civil

Também haverá campanha para conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos

Da Redação

Terça - 20/02/2024 às 17:53



Foto: Divulgação Pontos turísticos naturais do Piauí serão fiscalizados
Pontos turísticos naturais do Piauí serão fiscalizados

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí vai realizar a  campanha “Banho Seguro” para conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos nos pontos turísticos naturais do Piauí. A iniciativa busca reforçar junto à população os cuidados em locais de lazer como banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, especialmente durante o período em que há aumento no fluxo de água por conta das chuvas.

De acordo com o gestor da pasta do Turismo, José Neto Monteiro, esse trabalho vai se estender por todo o ano.

Fomos procurados pela equipe da Defesa Civil e prontamente abraçamos a iniciativa, que é necessária não somente em períodos específicos, como em todo o ano. O nosso objetivo é fazer com que os turistas curtam, apreciem nossas belezas, mas com segurança”, frisa Monteiro.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatizou que a campanha também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação.

“A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, características de vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica o gestor.

Ainda segundo ele, as equipes seguirão um cronograma e, no mês de março, será iniciada a campanha de conscientização nas barragens e cachoeiras.

“Mais de 20 cachoeiras serão visitadas pelas equipes envolvidas. Faremos a abordagem corpo a corpo, a entrega de prospectos e panfletos de orientação. Também precisamos contar com o apoio daqueles que têm a expertise, o conhecimento sobre as peculiaridades das áreas de banho”, finaliza Werton Costa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: