Geral

Polícia vai intimar mais de 500 participantes de grupo de blitzen

Moradores de Teresina informam sobre as blitzen por meio de grupos no WhatsApp

Da Redação

Sexta - 17/03/2023 às 09:30



Foto: SSP Blitzen realizadas em Teresina
Blitzen realizadas em Teresina

Mais de 500 pessoas que participam de grupos no WhatsApp que informam sobre as blitzen que acontecem em Teresina, serão intimadas pela polícia a qualquer momento. 

De acordo com o gerente de Operações de Trânsito da Secretária de Segurança do Piauí, Fernando Aragão, as pessoas estão utilizando os grupos para divulgar sobre as blitzen e isso acaba atrapalhando o trabalho da polícia.

Algumas pessoas já foram intimadas e prestaram esclarecimentos. Quem informa sobre blitzen pode ser enquadrada no artigo 265 do Código Penal e pagar pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa. 

Ainda segundo Fernando Aragão, a redução nos números de crimes de trânsito é resultado direto da intensificação das blitzen realizadas em Teresina, que atuam fortemente contra fatores que favorecem os acidentes, como dirigir embriagado.

As blitzen fazem parte das ações da Secretaria de Segurança Pública para enfrentamento do crime e da violência no Piauí, conforme diretrizes definidas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Segurança, Chico Lucas. 

“Essa redução resulta das operações de fiscalização do trânsito. À medida que tiramos pessoas alcoolizadas do trânsito, por exemplo, reduzimos o número de acidentes e de óbitos ocasionadas por acidentes no trânsito”, explica Fernando Aragão.

As operações de fiscalização do trânsito envolvem todas as forças de Segurança do Piauí – Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e Corpo de Bombeiros, além da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). Começaram a ser intensificadas a partir de janeiro, envolvendo cerca de 120 homens nas quatro zonas de Teresina e em cidades como Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

As blitzen têm como foco principal ações preventivas e educativas, atuando também na repressão. O objetivo é reprimir o uso de álcool ao volante, prender infratores e pessoas com mandado de prisão e coibir a circulação de veículos roubados, com documentação atrasada e outras irregularidades, e o porte de drogas e armas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: