Até o momento, 12 pessoas foram presas, entre elas 1 italiano, de nome Fabrizio, que na sua residência foram encontrados 2,5 kg de maconha. Também já foram apreendidas 4 armas e drogas como maconha, cocaína e crack.
Os 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão foram concedidos pelo juiz Kelson Carvalho Lopes da Silva, da comarca de Inhuma.
Trabalham na operação cerca de 60 policiais militares, rodoviários federais e civis de diversas unidades.
Foram sete meses de investigação das Delegacias de Polícia Civil de Inhuma e Regional de Oeiras, em parceria com o 14º BPM/PI (Oeiras). Os crimes investigados são tráfico de entorpecentes e drogas afins, associação ao tráfico e formação de quadrilha.
A investigação partiu de denúncias anônimas. Descobriu-se uma extensa rede de traficantes atuando nas cidades de Inhuma, Valença e Picos.
Segundo delegado Leandro Ferraz entre os presos está um italiano. Com ele foram apreendidos 2,5kg de cocaína. "Possivelmente a prisão desse estrangeiro configure a existência de tráfico internacional de drogas.
Ainda segundo o delegado, surpreendeu a extensão da região de atuação da quadrilha.
A polícia continuará a investigação. "Vamos continuar a investigação e a gente quer oferecer ao Ministério Público a maior quantidade de provas possíveis", .
Todos os presos serão levados para Picos e o delegado geral da polícia civil, James Guerra, concederá entrevista coletiva ao meio dia para esclarecer a operação.
"Inhaúma” remete ao nome popular de espécie de pássaro cuja presença abundava nas primeiras décadas do século XX a margem direita do Brejo do Sossego, quando a cidade de Inhuma/PI foi deslocada para tal posição após o declínio da exportação de maniçoba.
Fonte: cidadeverde