Geral

PM apreende animais silvestres e prende 7 pessoas em Castelo

apreensão animais silvestres castelo

Sábado - 03/03/2012 às 23:03



Dezenas de animais silvestres foram apreendidos e sete pessoas foram presas por uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental do Piauí ao longo desta semana, durante a Operação Corujão, que abrangeu as cidades de Teresina, Altos, Castelo, Campo Maior, Barras, Batalha, Esperantina, José de Freitas, São Miguel, Juazeiro do Piauí e Cabeceiras.

Oito homens do Batalhão de Polícia Ambiental participaram da operação, que se estendeu de segunda a quinta-feira, e cuja finalidade foi combater a caça e o tráfico de animais silvestres.

De acordo com o coronel Renato Alves, que comandou as ações, o resultado da operação ficou dentro das expectativas. Segundo o oficial da PM, a localização dos animais silvestres ocorreu a partir de informações levantadas pelo serviço de inteligência do Batalhão Ambiental.

Dos sete homens presos, cinco são oriundos do Estado de Alagoas e dois, do Piauí. As prisões ocorreram na cidade de Castelo.

O coronel Renato Alves informou que os alagoanos estavam trabalhando numa obra de eletrificação na zona rural daquele município, e, durante o serviço, alimentavam-se de animais silvestres, que eram caçados pelos dois piauienses. Em poder dos acusados, os policiais do BPA encontraram duas cotias, três espingardas e 28 cartuchos de munição.

Os demais animais apreendidos eram mantidos em cativeiro, tanto em propriedades rurais quanto em residências localizadas no perímetro urbano das cidades onde a Operação Corujão foi executada. "Uma das apreensões, inclusive, foi realizada num apartamento que fica num condomínio de luxo de Teresina. Um pássaro da espécie Chico Preto (Graúna) era mantido dentro de uma gaiola nessa residência", relatou o coronel Renato Alves, comandante do BPA.

No total, foram encontrados mais de 40 pássaros, incluindo três bigodes, um azulão, um cancão, dois curiós, uma curica, 22 marrecas, um curripião, um papagaio, um sabiá, um juriti e cinco rolinhas, além de jabutis.

Foram apreendidas, ainda, oito espingardas (incluindo as três encontradas com os homens detidos em Castelo), quatro tarrafas e armadilhas para capturar pássaros.

Os animais selvagens apreendidos pelo Batalhão Ambiental são levados para o Ibama, onde passam por uma quaretena e, após esse período, são devolvidos ao seus respectivos habitats naturais.

De acordo com o comandante do BPA, tem crescido o número de proprietários rurais que denunciam a invasão de seus imóveis por caçadores de animais silvestres.

Fonte: PM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Ambiente
<