Geral

Piauiense de 104 anos com lucidez, encantou Gerson de Souza e equipe R

gerson de sousa entrrevista piauiense

Sexta - 11/11/2011 às 21:11



Foto: tapuionoticias Gerson entrevista lavrador piauiense de 104 anos
Gerson entrevista lavrador piauiense de 104 anos
 A primeira reportagem gravada por Gerson de Souza e equipe da Rede Record no município de Buriti dos Montes, no Piauí, aconteceu no povoado Nova Olinda, dia 8 de novembro, e teve como personagem principal o Sr. Miguel Ferreira Lopes, conhecido em toda região como Miguel Cecílio, com 104 anos de idade e total lucidez.

Muito simpático, Seu Miguel Cecílio recebeu a equipe de gravação em sua residência, situada no Assentamento São Francisco, a apenas 4 km de Nova Olinda, onde mora com sua esposa, Dona Francisca Joana de Oliveira, 96 anos de idade, e uma filha. Contou ao repórter sobre os bons tempos de juventude, citou o nome e data de nascimento de cada um dos 10 filhos, leu seu livro favorito, a Bíblia, com auxílio de uma lupa e recitou ainda um lema que sempre trouxe consigo. “Há quatro coisas pelas quais sou capaz de matar ou morrer: pelo amor, pela verdade, pela justiça e pela honra”, declarou Seu Miguel, que ao ser perguntado sobre sua idade, respondeu de pronto que tem 104 anos, 4 meses e 20 dias, revelando uma memória e vitalidade invejáveis.

Seu Miguel foi o braço direito do General Jacob Manoel Gayoso de Almendra, dono da Fazenda Nova Olinda e da agroindústria Caraíbas, que produzia produtos diversos, como algodão, açúcar, manteiga, cachaça, rapadura, massa de milho e arroz, cera de carnaúba, queijo, coloral, dentre outros. Mesmo depois que a indústria foi fechada, em 1978, Seu Miguel continuou trabalhando no local até 1985, vigiando as instalações e maquinário, possivelmente na esperança de que tudo voltasse a funcionar, afinal, havia passado ali toda sua vida.



De sua casa, Seu Miguel foi levado pela equipe de reportagem às ruínas da agroindústria Caraíbas, onde acompanhado por Gerson de Souza, andou pelos compartimentos do galpão, observou com muitas saudades o maquinário que um dia esteve sob sua responsabilidade, sentou no batente como que sem acreditar no estado decadente daquele império. À medida que avançava pelos setores da indústria, contava histórias que se passaram com ele, falava da rotina de trabalho, observava tudo atentamente, agradecendo pelo momento, já que não voltava ao local havia muitos anos.





Em seguida, Seu Miguel recebeu uma grande surpresa na casa grande da fazenda, sede do império do General Gayoso erguida na década de 30 com todo o luxo da época, que pode ser constatado pelos móveis e utensílios da casa, preservados até os dias de hoje. “Eu pensava que isto tudo aqui estava desprezado, mas está muito bem cuidado”, afirmou emocionado ao entrar na casa e ver que boa parte de sua grande família estava presente, onde foi aplaudido, abraçado e beijado por filhos, noras, netos, bisnetos, sobrinhos e amigos, muitos dos quais não via há anos. São 10 filhos, dos quais 7 estão vivos; 36 netos e 51 bisnetos.



Seu Miguel e toda sua família almoçaram ali mesmo, na mesa usada por General Gayoso e sua família, sem dúvida um momento inesquecível para todos os que ali estavam. Um dia para guardar na memória. Bem humorado, o carismático Miguel Cecílio afirma que vai viver até os 115 anos de idade. Alguém duvida?

Fonte: tapuionoticias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Entrevista
<