Geral

Piauí terá protocolo de prevenção a catástrofes e desastres naturais

O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca

Da Redação

Sexta - 17/03/2023 às 11:34



Foto: Lorena Linhares Casas atingidas pela água em tragédia no bairro Parque Rodoviário
Casas atingidas pela água em tragédia no bairro Parque Rodoviário

A secretária de Estado da Defesa Civil (Sedec), Norma Sueli, reuniu-se, nessa quinta-feira (16), com equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para tratar da construção do protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca, e deve reunir, além da Defesa Civil e Semarh, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a secretária da Defesa Civil, essa primeira reunião foi de alinhamento entre Sedec e Semarh, para discutir informações sobre o monitoramento e as situações de eventos climáticos extremos, incêndios florestais e envolvendo barragens no Piauí.

“Esse primeiro momento foi oportuno, para conhecermos o sistema de monitoramento da Semarh e as situações que requer atenção do estado.  Também discutimos sobre canais mais efetivos e rápidos, que possam nos ajudar a dar celeridade, tanto no monitoramento, quanto ações preventivas para notificar os municípios de forma imediata”, disse Norma Sueli.

A Semarh será responsável por coordenar as informações junto aos órgãos estaduais e federais. “Sempre que tiver riscos para a sociedade e o meio ambiente, a Semarh informará os setores competentes, principalmente a Defesa Civil, com relação ao controle das chuvas, da estiagem, para decretos de calamidade e também com relação ao monitoramento das barragens”, informou o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: