DEFESA CIVIL

Piauí terá protocolo de prevenção a catástrofes e desastres naturais

O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca


Casas atingidas pela água em tragédia no bairro Parque Rodoviário

Casas atingidas pela água em tragédia no bairro Parque Rodoviário Foto: Lorena Linhares

A secretária de Estado da Defesa Civil (Sedec), Norma Sueli, reuniu-se, nessa quinta-feira (16), com equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para tratar da construção do protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais. O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca, e deve reunir, além da Defesa Civil e Semarh, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a secretária da Defesa Civil, essa primeira reunião foi de alinhamento entre Sedec e Semarh, para discutir informações sobre o monitoramento e as situações de eventos climáticos extremos, incêndios florestais e envolvendo barragens no Piauí.

“Esse primeiro momento foi oportuno, para conhecermos o sistema de monitoramento da Semarh e as situações que requer atenção do estado.  Também discutimos sobre canais mais efetivos e rápidos, que possam nos ajudar a dar celeridade, tanto no monitoramento, quanto ações preventivas para notificar os municípios de forma imediata”, disse Norma Sueli.

A Semarh será responsável por coordenar as informações junto aos órgãos estaduais e federais. “Sempre que tiver riscos para a sociedade e o meio ambiente, a Semarh informará os setores competentes, principalmente a Defesa Civil, com relação ao controle das chuvas, da estiagem, para decretos de calamidade e também com relação ao monitoramento das barragens”, informou o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.

Fonte: CCom

Próxima notícia

Dê sua opinião: