PANDEMIA

Piauí terá Lei Seca no fim de semana e feriado do servidor público será sexta-feira (30)

Novas medidas visam combater os índices de transmissibilidade do novo coronavírus no Piauí


Governador Wellington Dias

Governador Wellington Dias Foto: Piauihoje.com

Nesta segunda-feira (26), o governador Wellington Dias decidiu renovar decreto que estabelece a Lei Seca (proibição de venda e consumo de bebidas em espaços abertos) no Piauí novamente para este próximo fim de semana. 

Entre as novas medidas anunciadas como forma de conter o avanço e a transmissibilidade do novo coronavírus, o gestor também decidiu alterar o feriado do Dia do Servidor, que seria comemorado nesta quarta-feira (28) e será adiado para a sexta-feira (30).

"De um lado, é claro, agradeço pelos bons resultados do último final de semana, mas também quero anunciar novas medidas para a próxima sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (01) e segunda-feira (02). Primeiro, o feriado do Dia do Servidor, dia 28, estamos colocando para sexta-feira (30). A gente tem também o feriado na segunda-feira, que é de Finados. Teremos ainda as mesmas operações que levam em conta quem desobedece as regras de proteção contra o coronavírus. Quem está obedecendo os protocolos, seja restaurante, comércio, repartição pública continua da mesma forma que estava, apenas quem não usa máscara, quem teima em dirigir alcoolizado, para esse aqui que a gente quer uma solução e evitar pressão sobre as vagas de UTI", disse.

Confira o anúncio feito no vídeo pelo governador:


O chefe do executivo estadual se reuniu com gestores da saúde, segurança e representantes do Comitê de Ações Emergenciais (COE), que apresentaram os resultados das ações adotadas entre sexta-feira e domingo. A avaliação é considerada positiva.

Dentro da operação denominada Lei Seca, a Polícia Militar contabilizou 8.645 abordagens com orientação de pessoas. Policiais visitaram 743 estabelecimentos, expediram 24 notificações por perturbação, 8 notificações por descumprimento a medida sanitária,173 autuações no trânsito e 6 pessoas presas por ingestão de bebida alcoólica ao volante.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 54% nesta segunda-feira. A secretaria de Saúde segue acompanhando os números relacionados à Covid-19, com atenção especial às regionais de Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato. “A média móvel do número de casos apresenta uma certa elevação. Porém, estamos tomando todas as medidas que garantam assistência a todos que possam recorrer ao sistema público de saúde”, garantiu.

As restrições estabelecidas pelo governo visam o cumprimento das medidas higienicossanitárias, como uso da máscara e distanciamento. Busca também reduzir as internações por acidentes de trânsito nas unidades de saúde, abrindo vagas para pacientes em tratamento pela Covid-19. O decreto restringe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas e  determina ainda a intensificação de testagem por meio de visitas domiciliares das equipes de saúde, dentro do programa Busca Ativa.

Seguindo orientação do COE, o governador anunciou que irá expedir novo decreto, repetindo as restrições no próximo fim de semana. O governo vai transferir o feriado pelo dia do servidor público para a próxima sexta-feira (30), prolongando o feriado com o dia de finados (2). “As novas medidas tem o mesmo objetivo: reduzir os índices de transmissão do vírus, diminuir os números de adoecimento e óbitos. Aumentamos a vigilância e o rigor para aqueles que não cumprem as regras, confiando nos estabelecimentos que seguem os protocolos”, declarou Dias.

“Há necessidade de se manter para o próximo final de semana, até por ser um feriado prolongado, para garantir que as medidas higienicossanitárias sejam obedecidas e garantir a proteção da nossa população” explicou o membro do COE, médico José Noronha.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra

Próxima notícia

Dê sua opinião: