Geral

SEGURANÇA PÚBLICA

Piauí recebe 50 fuzis e reforça combate ao crime com apoio da Senasp

Investimento amplia capacidade operacional e moderniza as forças de segurança

Da Redação

Sexta - 20/02/2026 às 09:49



Foto: Portal Piauí Hoje Secretário de Segurança Pública, Antonio Luiz Soares
Secretário de Segurança Pública, Antonio Luiz Soares

A segurança pública do Piauí ganhou um importante reforço nesta sexta-feira (20) com a solenidade de entrega de 50 fuzis e equipamentos de informática doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e a Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Solenidade de entrega de 50 fuzis e equipamentos de informática | Foto:Piauí Hoje

Também foram recebidos 35 equipamentos de informática destinados exclusivamente ao fortalecimento dos departamentos de Inteligência das forças de segurança. O conjunto inclui oito desktops de alto desempenho, 15 notebooks de alto desempenho, oito monitores e quatro unidades de armazenamento de dados (Storage NAS), com capacidade de 32 TB cada. O valor total soma mais R$ 168 mil.

Fuzis serão usados em ações na divisa do estado| Foto: Piauí Hoje

O evento foi realizado no Quartel do Comando-Geral da PM, em Teresina, e contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas; do secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Luiz Soares; do delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko; e do comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes.

Durante a solenidade, o secretário Antonio Luiz Soares destacou a importância do investimento em tecnologia para dar mais agilidade ao trabalho das forças policiais.

“Temos a possibilidade de acessar informações remotamente, sem precisar estar parado em um único lugar. É uma honra receber o Chico Lucas e, por meio dele, abrir esse caminho para a tecnologia, melhorar a segurança e permitir que as pessoas saiam de casa com mais tranquilidade”, afirmou.

Secretário Antônio Luiz Soares

Segundo ele, os equipamentos de informática fortalecem o trabalho integrado entre as corporações, permitindo respostas mais rápidas e eficazes às ocorrências.

Segurança e saúde: missões semelhantes

Em entrevista à imprensa, Antonio Luiz fez uma comparação entre a atuação da segurança pública e da saúde, destacando que ambas têm como missão principal salvar vidas.

“Eu estou achando muito bom, porque são duas áreas muito parecidas. Na saúde, a gente trabalha para prevenir que as pessoas morram de doenças ou sequelas. Aqui, na segurança, é prevenir que as pessoas morram vítimas de crimes. As duas áreas cuidam de pessoas”, ressaltou.

O secretário enfatizou ainda que, para cuidar da população, é fundamental contar com profissionais preparados e integração entre as forças.

“Para cuidar de pessoas, precisamos de equipes preparadas, como são os policiais militares e civis. Hoje, trabalhamos de forma integrada, o que garante uma resposta rápida e séria à sociedade”, completou.

Resultados positivos no Carnaval

Antonio Luiz também citou os resultados das ações de segurança durante o Carnaval, apontando redução nos índices de criminalidade.

De acordo com o secretário, houve queda significativa nos principais indicadores, inclusive com redução de mais de 1,8% nas ocorrências monitoradas e diminuição expressiva dos crimes no período.

“Os números mostram que o que foi planejado funcionou. E nós vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais, para que as pessoas possam sair de casa com segurança”, concluiu.

O coronel Scheiwann Lopes ressaltou a importância da visita do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, e afirmou que o reforço estrutural representa um avanço significativo para a corporação.

“Ele veio fazer uma visita ao Piauí no período do Carnaval e já trouxe presente para a gente. Isso mostra o compromisso com o nosso estado”, declarou o comandante.

Segundo Scheiwann Lopes, os novos armamentos e equipamentos chegam em um momento estratégicoem que a Polícia Militar está padronizando e fortalecendo suas tropas em todas as regiões.

“Chega em boa hora, no momento em que estamos padronizando nossas tropas e fortalecendo as forças táticas em todo o estado, inclusive nas unidades do interior. Esses equipamentos vão justamente equipar essas forças para atuar em ocorrências de alta complexidade, inclusive nas divisas”, destacou.Comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes | Foto: Piauí Hoje

O comandante informou que o material será distribuído por todo o Piauí, contemplando tanto a capital quanto o interior. Atualmente, a PM conta com 31 batalhões distribuídos nas diversas regiões do estado.

“Todas as cidades do Piauí importam. Vamos complementar o que já recebemos no ano passado para contemplar todas as unidades”, afirmou.

Além da entrega dos equipamentos, Scheiwann Lopes ressaltou que a corporação tem investido na capacitação dos policiais para operar os novos armamentos.

“Já formamos uma turma de forças táticas e estamos com a segunda em andamento. Até o final do semestre, teremos todas as forças táticas formadas e preparadas. Equipamento aliado à formação profissional é o que nos faz avançar”, explicou.

Apoio do Governo do Estado

O comandante também reconheceu os investimentos realizados pelo governador Rafael Fonteles na área da segurança pública e destacou a importância da parceria com o Governo Federal.

“Os investimentos que o nosso governador tem feito são essenciais, e agora com esse apoio da União, não tenho dúvida de que iremos avançar ainda mais na proteção do nosso estado”, pontuou.

Para Scheiwann Lopes, o fortalecimento estrutural da PM representa mais tranquilidade para a população.

“Tudo isso tem uma finalidade: servir ao estado do Piauí e garantir paz e dignidade ao nosso povo. Quem ganha é a população”, concluiu.

Fonte: Portal Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade