
O 3° Plano Estadual de Erradicação e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas no Piauí foi lançado nessa segunda-feira (13), no auditório da Secretaria da Administração do Estado, no Centro Administrativo. Criado em 2004, o plano foi atualizado e representa o esforço conjunto do poder público e da sociedade civil. O plano possui quatro eixos: Prevenção, Fiscalização e Repressão, Políticas Públicas e Ações Interestaduais.
Na ocasião, também foi realizada a solenidade de institucionalização da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo no Piauí (Coetrae-PI). O evento reuniu representantes de mais de 20 instituições dos Governos do Estado e Federal, além de entidades que atuam no combate ao trabalho escravo no Piauí.
Nas últimas duas décadas cerca de 7.394 pessoas foram resgatadas no Piauí em situação análoga a escravidão. Em 2023, 159 piauienses foram resgatados. O procurador do Trabalho, Edno Moura, ressaltou a importância de políticas preventivas.
“Não basta apenas uma política repressiva, além das políticas públicas para a área, é necessário investir em políticas preventivas para que nós possamos avançar de verdade e não apenas reprimindo o trabalho escravo”, comentou o procurador.
Edno Moura também destacou a importância da colaboração dos órgãos da sociedade civil e do Governo Federal, já que com essa colaboração é possível criar políticas preventivas para o trabalho escravo.
Confira aqui a lista de integrantes da Coetrae-PI:
Fonte: Governo do Piauí